TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Dicas para deixar o seu smartphone Android muito mais seguro em 2023 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Dicas para deixar o seu smartphone Android muito mais seguro em 2023

Dicas para deixar o seu smartphone Android muito mais seguro em 2023

Compartilhe

É sua obrigação proteger o seu smartphone. E se esse dispositivo recebe o sistema operacional Android, essa missão é ainda mais complicada.

Este é um dos sistemas operacionais mais vulneráveis, muito mais que o iOS e até mesmo que o muito popular Windows. Logo, você precisa ter o máximo de cuidado possível com o que faz no dispositivo.

Os truques que vamos passar neste artigo vão ajudar a manter o seu smartphone Android protegido da grande maioria de ataques maliciosos. O seu dispositivo armazena muitas informações pessoais, e você não vai querer que esses dados caiam em mãos erradas.

Existem muitas formas para melhorar a segurança de um smartphone Android. Basta não ter muita preguiça e seguir as dicas a seguir com atenção.

 

Instale sempre as atualizações de segurança

É autoexplicativo.

As atualizações de segurança protegem o seu smartphone das eventuais brechas que qualquer software pode ter, além de resolver possíveis erros de funcionamento no dispositivo.

Se o fabricante do seu telefone Android é minimamente competente, consegue enviar rapidamente as atualizações de segurança. Logo, cabe a você fazer a sua parte e instalar esses updates o quanto antes.

 

Bloqueie aplicativos com senha

Apps de comunicação como WhatsApp ou Telegram e aplicativos de imagens ou de gerenciamento bancário devem ser protegidos por senha, para que outras pessoas não possam ter acesso a essas informações em caso de perda ou roubo do smartphone.

Para isso, faça o seguinte:

  1. Abra as configurações do seu telefone.
  2. Acesse a seção denominada “Privacidade e segurança” ou “Segurança”.
  3. Procure a opção “Bloqueio de aplicativos” e digite uma senha de quatro dígitos ou use sua impressão digital.
  4. Selecione os aplicativos que deseja proteger.

 

Use um padrão de desbloqueio

De modo complementar à senha, crie um padrão de desbloqueio na tela como segundo passo de autenticação, pois dessa forma alguém que tem a primeira chave de acesso não consegue acessar os seus dados em um aplicativo ou do smartphone como um todo.

Para habilitar esse recurso, faça o seguinte:

  1. Insira suas configurações do Android.
  2. Localize e acesse a seção “Segurança”.
  3. Clique em “Bloqueio de tela” e escolha o seu preferido.

 

Cuidado com os aplicativos que você instala fora da Play Store

A vantagem da Google Play Store é que ela conta com a Google Play Protect para verificar a autenticidade dos aplicativos disponíveis na loja oficial do Android. E, ainda assim, você corre o risco de encontrar apps com malware.

Então, imagine o quanto você pode ficar vulnerável ao instalar apps de lojas alternativas. Tudo bem, várias dessas lojas são minimamente confiáveis. Mas não dá para garantir que você vai passar ileso aos programas que escondem alguma ameaça.

Logo, vale a pena ter o máximo de precaução na instalação de aplicativos fora da Google Play Store.

 

Instale um antivírus no smartphone

Há quem não recomende essa dica porque esse tipo de software pode ser intrusivo o suficiente a ponto de comprometer o desempenho do smartphone a médio e longo prazos. Porém, pior do que ter um telefone lento é ver os seus dados vazando por aí.

Se você está preocupado com a integridade dos seus dados e do smartphone como um todo, considere colocar essa capa de proteção adicional no dispositivo. Instalar um bom antivírus é mais do que recomendado para quem pretende usar o telefone sem se preocupar muito com os sites que vai acessar.

 

Conclusão

Como você pode ver, não são procedimentos tão absurdos ou passos muito complexos que impedem que até mesmo o usuário de smartphone Android com pouco conheicmento informático não consiga adotar para reforçar a segurança no seu dispositivo.

Logo, vale a pena perder alguns minutos durante as férias no final de ano para começar 2023 com o telefone mais protegido. Os dados armazenados no dispositivo, a sua privacidade e a paz de espírito que você terá no futuro agradecem.


Compartilhe