Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | DICA: pague com o celular sempre que possível

DICA: pague com o celular sempre que possível

Compartilhe

Com o mundo que vivemos hoje, o pagamento pelo smartphone se tornou norma para muitas pessoas. Mas tem aqueles que ainda preferem realizar os seus pagamentos em dinheiro ou com o cartão de crédito.

Algo normal. Ainda estamos vivendo em um momento de transição. Porém, com a chegada do PIX e a digitalização dos bancos, não é nenhum absurdo afirmar que todos os pagamentos serão digitalizados em um futuro não muito distante.

Agora que boa parte dos smartphones contam com chip NFC, o pagamento pelo celular vai se tornar aos poucos uma constante para os usuários brasileiros de tecnologia. Por isso, vamos mostrar neste post as principais características deste formato.

 

 

 

Seu banco é compatível?

 

 

Hoje, é difícil encontrar um bom banco que não conte com compatibilidade com o Android Pay ou o Apple Pay. Porém, estamos no Brasil, e as coisas aqui acontecem um pouco diferentes daquilo que é considerado o ideal.

Então, se você decidiu migrar para os pagamentos eletrônicos via celular, verifique antes de começar se o sue banco é compatível com esse formato de pagamento.

Além disso, é importante também conferir se o seu dispositivo está apto a realizar pagamentos via NFC, já que plataformas como o Google Pay ou Samsung Pay não são compatíveis com todos os dispositivos com essa tecnologia.

 

 

 

Configure o formato de pagamento no seu smartphone

 

 

Essa parte é muito importante, pois um erro na hora de inserir os dados do cartão ou da conta, e pronto: as dores de cabeça começam.

Antes de começar a realizar os pagamentos pelo smartphone, verifique sempre se o NFC está ativo no dispositivo, para evitar que os erros de transação aconteçam. Você pode fazer isso através do painel de configurações rápidas do Android, ou em Configurações > Conexões do dispositivo > NFC.

Depois disso, faça uma verificação geral no aplicativo bancário, principalmente nos dados do seu cartão de crédito que foram inseridos no aplicativo. Você não vai querer ter uma compra cancelada por causa disso, certo?

 

 

 

Editando cartões de crédito no Apple Pay

Você não tem uma forma direta para modificar um número de cartão de crédito cadastrado no Apple Pay. Logo, só resta eliminar aquele cartão cadastrado e realizar uma nova inclusão de cartão manualmente.

Para isso, vá até o Wallet, selecione o cartão em questão, toque nos pontos suspensos da parte superior da interface e toque em Eliminar o cartão, que vai aparecer no final da tela.

Então, ainda dentro do Wallet, toque no botao ‘+’ para adicionar novamente os dados do cartão de crédito. Se você não conseguiu adicionar o seu cartão no aplicativo, entre em contato com o seu banco ou administradora de cartão para verificar o que aconteceu, ou para remover um eventual bloqueio no seu cadastro.

 

 

 

Elimine a insegurança com o modo seguro

Para garantir que o seu pagamento através do smarpthone será confiável, uma alternativa mais radical está no uso do modo seguro do smartphone. Basta então reiniciar o telefone e entrar nesse modo para garantir que nenhum aplicativo de terceiros vai enxergar os seus dados de pagamento.

O modo seguro também é válido para os usuários que detectaram problemas no pagamento via NFC após uma atualização de software. Se nem mesmo essa alternativa resolver a questão, é sinal que pode ser algo ainda mais sério com o dispositivo.

De qualquer forma, sempre vale a pena a tentativa.


Compartilhe