Compartilhe

Talvez não exista muitos motivos para comemorar, mas saiba que hoje é o Dia da Internet Segura. E se você não vai parar o seu dia para celebrar a data, ao menos aproveite o momento como uma desculpa perfeita para mais uma vez considerar reformular os seus hábitos na web e, quem sabe, atualizar todas as suas medidas de segurança para evitar problemas futuros.

Se você estava até agora navegando na internet às cegas, sem prestar muita atenção sobre os aspectos de segurança, esse post pode ajudar com alguns conselhos para deixar a sua navegação mais confiável, protegendo as suas informações.

 

 

1. Deixe de usar a mesma senha para todas as suas coisas

Além de mudar a sua senha para algo mais confiável do que a data do seu nascimento junto com o seu nome, é mais do que recomendado você utilizar senhas diferentes para serviços diferentes. Se isso é difícil, utilize um gerenciador de senhas ou até o Last Pass, que faz o trabalho sujo por você.

 

 

2. Estabeleça métodos alternativos para recuperar a sua senha

Deixe um e-mail alternativo cadastrado para recuperar a sua senha, ou um número de telefone para que você possa receber um código de autenticação ou um telefonema para recuperar a senha de seu e-mail ou de outros cadastros online.

 

 

3. Sempre que puder, ative a autenticação em dois passos

Sempre que puder, ative a autenticação em dois passos. Nunca confie em apenas uma forma de recuperação de senha. Logo, combine e-mails com mensagens de texto SMS, adicione a confirmação de senha em aplicativo no smartphone e outras ferramentas que estão disponíveis em diferentes plataformas.

 

 

4. Sempre deixe o seu software atualizado

Prevenir é melhor do que remediar, e vários casos de infecção ou ataques por malwares acontecem através de softwares desatualizados. Logo, nada de preguiça nesse caso: deixe o seu sistema operacional e os seus apps mais importantes atualizados, incluindo o antivírus instalado no seu equipamento.

 

 

5. Considere as recomendações de segurança do seu sistema

De tempos em tempos, o próprio sistema operacional emite alertas de segurança sobre o uso indevido de componentes de hardware (porque você está usando isso errado) e de software (porque você instalou em software de origens pouco confiáveis). Tente não ignorar os alertas do sistema operacional para evitar o pior.


Compartilhe