TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Devo trocar a bateria do meu smartphone? Ou compro um telefone novo? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Devo trocar a bateria do meu smartphone? Ou compro um telefone novo?

Devo trocar a bateria do meu smartphone? Ou compro um telefone novo?

Compartilhe

Chegou aquele momento que você mais temia: a autonomia de bateria do seu smartphone não é a mesma entregue na época em que esse dispositivo era novo ou com poucos dias de uso. E isso é algo absolutamente normal na vida de qualquer usuário de tecnologia.

Nada é eterno nessa vida, e os smartphones também contam com prazo de validade. A bateria tende a se esgotar mais rápido, pois é um item que usamos todos os dias o tempo todo, com ciclos de vida acabam degradando a vida útil deste componente.

Agora, chegou a hora de decidir se é melhor trocar a bateria do telefone e seguir utilizando o dispositivo por mais algum tempo, ou se é melhor comprar um novo smartphone para chamar de seu.

Neste post, vamos apresentar alguns pontos que podem facilitar a sua decisão.

 

Trocar a bateria compensa em alguns casos

Trocar a bateria do smartphone através de um serviço técnico autorizado pode doer no bolso. Afinal de contas, é muito dinheiro para trocar uma única peça de um dispositivo. Porém, estamos falando de uma das peças mais importantes e caras, e você precisa levar esse aspecto em consideração.

A resposta pode variar de acordo com o fabricante e o tempo de uso do dispositivo em suas mãos. Algumas marcas contam com uma manutenção menos cara que outras, seja pela disposição das peças de substituição no mercado, seja pela concorrência maior nas opções para manutenção do produto.

Por exemplo, sobram pessoas para trocar peças de smartphones da Xiaomi, e suas peças tendem a ser um pouco menos caras. Por outro lado, a ausência de garantia no Brasil tanto da marca (em relação aos produtos importados) e a ampla variedade de profissionais com diferentes níveis de conhecimento dispostos a consertar os produtos podem tornar essa experiência um pouco mais traumática do que o esperado.

No caso da Samsung, é possível encontrar com maior facilidade as assistências técnicas autorizadas da marca. Por outro lado, apenas alguns modelos mais recentes merecem ter a bateria substituída para uma sobrevida.

Um desses modelos é o Samsung Galaxy S21, que ainda tem um bom tempo de vida nas mãos dos usuários. Se a bateria está degradada ou rendendo abaixo do esperado, a troca dessa peça pode ser um bom investimento. Bom, pelo menos é bem menos caro do que comprar um smartphone novo, e isso é o que realmente interessa.

Por fim, quando falamos de telefones da Apple, o limite de bom senso para a troca de bateria é o iPhone 12 Pro, uma vez que esse modelo entrega uma ótima experiência de uso, uma boa relação custo-benefício na manutenção em relação à compra de um novo iPhone e ainda vai receber muitos anos de atualizações, o que reforça os argumentos a favor da troca da bateria.

Qualquer iPhone abaixo do iPhone 12 Pro (incluindo o iPhone 12 e o iPhone 12 Mini) que precisa trocar a bateria por queda na autonomia não merece o seu investimento para a troca da bateria. Passe o dispositivo para alguém disposto a fazer a manutenção por conta própria e procure investir o dinheiro em um iPhone mais recente.

 

Quando vale a pena comprar um novo smartphone?

Se você tem um telefone de entrada com uma bateria que não entrega a mesma autonomia, é melhor comprar um novo dispositivo, mesmo que seja um modelo econômico.

Nos dispositivo de linha média, pense na compra de outro smartphone se o seu telefone atual tem mais de dois anos de uso (ou se está próximo a alcançar essa marca), já que ele vai receber poucas atualizações no futuro e não vai se adaptar às demandas futuras da internet e dos aplicativos que vão continuar a evoluir com o passar do tempo.

Para quem tem um smartphone top de linha ou premium, mesmo que a manutenção seja cara, ela será mais interessante do que investir dinheiro em um novo telefone, considerando o fato que o atual dispositivo ainda vai receber mais alguns anos de novas versões e atualizações de segurança.

Ou seja, se o seu telefone é premium e tem menos de três anos de uso, pode trocar a bateria e seguir com ele por mais algum tempo. Dá para esperar mais um pouco até que outro smartphone ocupe o seu lugar em sua vida.


Compartilhe