TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Devo desligar o roteador WiFi todos os dias? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Devo desligar o roteador WiFi todos os dias?

Devo desligar o roteador WiFi todos os dias?

Compartilhe

Qualquer um pode fazer essa pergunta, mas tenho quase certeza que a grande maioria deixa o roteador ligado o tempo todo. Eu mesmo faço isso, pois nunca pensei na possibilidade de me ver obrigado a refazer todas as configurações dos itens da minha casa inteligente porque desliguei o roteador por vontade própria.

De qualquer forma, algumas pessoas desligam o roteador por conta de custos. Ou por costume, já que desligam a TV todos os dias.

De fato, é recomendável que todo usuário de internet doméstica deve desligar o roteador a cada dois meses para realizar a troca de IP da conexão, melhorar a estabilidade da rede ou proteger a conexão de malwares específicos.

Agora… é realmente necessário desligar o roteador todos os dias?

Neste post, oferecemos algumas respostas.

 

 

 

Desligar o roteador todos os dias? Ou manter ele funcionando o tempo todo?

É evidente que o roteador consome energia, mas mesmo que ele fique ligado o tempo todo o ano inteiro, o seu consumo é mínimo quando comparado com outros eletrodomésticos de sua casa. Logo, o argumento em desligar o item todos os dias para economizar dinheiro é algo insustentável.

Além disso, esses dispositivos foram concebidos para funcionar o tempo todo e por vários anos. Obviamente, ele vai se desgastar com o passar do tempo, tal e como qualquer coisa nesse mundo que tem vida útil limitada. Mas em linhas gerais, os roteadores são muito confiáveis e com longa vida de utilidade.

Logo, há quem diga que pode ser pior para o roteador se ele for desligado todos os dias, por conta do pico de energia que ele vai receber todas as vezes que você ligar o equipamento. Ou seja, pensando neste aspecto, pode ser melhor deixar o equipamento ligado o tempo todo.

Por outro lado, é compreensível que algumas pessoas fiquem incomodadas com as luzes LED que ficam ligadas o tempo todo, e isso pode causar uma enorme irritação para quem tem o roteador instalado no quarto.

 

 

 

Então… quando eu posso desligar o roteador?

Em alguns cenários, é melhor deixar o roteador desligado mesmo.

O melhor cenário onde o roteador não será útil é justamente quando não estamos em casa por muito tempo. Se você vai viajar e ficar alguns dias longe de sua residência, vale a pena inclusive retirar o roteador e quase todos os equipamentos eletrônicos da tomada. Deixe no máximo a geladeira ligada para a comida dentro dela não estragar.

Algumas casas e apartamentos contam com chaves disjuntores separados por cômodos ou funções justamente para facilitar a vida dos moradores durante as viagens. Use esse recurso quando necessário, inclusive com o roteador.

Reforço que você deve desligar o roteador de tempos em tempos, pelos motivos já mencionados no artigo. E, é claro, reforce as configurações de segurança do equipamento, alterando a sua senha de acesso para evitar problemas no futuro.


Compartilhe