TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Desligar o computador todos os dias faz com que o equipamento se desgaste mais rápido? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Desktop PC | Desligar o computador todos os dias faz com que o equipamento se desgaste mais rápido?

Desligar o computador todos os dias faz com que o equipamento se desgaste mais rápido?

Compartilhe

O computador é algo caro, e muitos usuários estão preocupados se vão danificar o dispositivo com o passar do tempo e com o uso normal ou convencional. E há quem entenda que ligar e desligar o PC todos os dias pode desgastar o equipamento.

Como nosso objetivo neste blog é informar os usuários sobre os procedimentos e comportamentos corretos com os seus dispositivos de tecnologia, chegou a hora de derrubar neste post um dos mitos mais propagados entre os usuários de equipamentos informáticos.

E, logo de cara, é importante lembrar que existem sim boas práticas para prolongar a vida útil do dispositivo. Mas algumas regras não são tão rígidas assim.

 

 

 

Acabando com um mito que dura décadas

Houve um tempo que desligar o computador era sim algo considerado arriscado para os dados e a integridade geral do equipamento. Por conta disso, muitos absorveram a prática em suspender o equipamento, e não apenas para preservar as informações armazenadas no computador, mas também para acelerar o tempo de inicialização do equipamento.

Porém, com a chegada do SSD (e a sua respectiva popularização com a redução dos valores desse periférico), esse tempo de espera de inicialização acabou, pois qualquer computador pode ser inicializado em questão de segundos. Com isso, a prática do uso da hibernação ou suspensão perdurou apenas entre os usuários mais velhos (é o meu caso).

Mas… será que desligar o computador por completo todos os dias pode resultar em um desgaste adicional do equipamento? Na prática, ele pode sentir os efeitos disso sim, mas nada tão profundo quanto alardeavam no passado.

Computadores modernos contam com pouquíssimas peças móveis ou mecânicas, o que reduz o desgaste pelo acionamento com o passar do tempo. Por outro lado, a corrente de entrada nos circuitos eletrônicos ainda existe, e pode demandar uma grande quantidade de energia durante a inicialização do equipamento.

E essa corrente inicial utilizada quando você liga o computador é significativamente maior do que aquela consumida durante o funcionamento normal do equipamento. E é justamente essa corrente a que pode desgastar os componentes eletrônicos do seu computador com o passar do tempo.

 

 

 

Isso significa que não devo desligar nunca o meu PC?

Não é bem assim.

Tudo o que eu escrevi no segmento anterior não é um relatório que você está matando o seu PC aos poucos. Bom, pelo menos ele não vai morrer por causa disso no futuro.

Desligar o PC durante a noite é algo até recomendado, pois isso fatalmente fará com que o equipamento funcione por mais tempo pela redução do uso contínuo. Mesmo que os ciclos de ligar ou desligar o equipamento de forma frequente resulte em um maior desgaste dos discos rígidos mecânicos (se é que você usa um em seu PC neste momento) e dos ventiladores de refrigeração, isso não é um problema para a vida média do equipamento como um todo.

Ou seja, desligar o computador no final do dia é algo 100% seguro, além de resultar em uma redução na sua conta de luz no final do mês. Além disso, os condensadores desses equipamentos não gostam muito de trabalhar em modo 24/7, e considerando que a média de funcionamento dos componentes é de pouco mais de 3.5 anos, desligar o PC uma vez por dia a cada 10 ou 12 horas pode dobrar a sua estimativa de vida.

Logo, tudo está na perspectiva de uso que você vai dar para o seu equipamento. Assim como acontece com inúmeras coisas em nossas vidas, use o seu computador do jeito que você quiser e de forma despreocupada.

Mas use sempre com moderação.


Compartilhe