Não importa o quão potente o seu computador seja. Com o passar do tempo, ele vai ficar mais lento. Isso é algo praticamente inevitável, pois resíduos de arquivos ficam acumulados nos mais diferentes tipos de programas instalados.
A boa notícia aqui é que os arquivos temporários no Windows 10 podem ser eliminados com muita facilidade, e esse é o tipo de medida que pode efetivamente deixar o seu computador mais rápido, evitando que você faça um investimento desnecessário em um novo hardware para deixar o computador melhor.
Neste post, vamos mostrar qual é o procedimento correto para remover os arquivos temporários do Windows 10 de forma simples e efetiva. Existem pelo menos dois métodos diferentes para realizar o processo.
Primeiro método
Este é o método mais longo e complexo, mas é o preferido da maioria dos usuários do Windows, já que oferece um maior controle sobre os conteúdos que serão removidos do sistema operacional.
- Pressione as teclas Windows + R para abrir a caixa de diálogo Executar.
- Digite a palavra Temp no quadro de diálogo e tecle Enter. Vai aparecer a pasta onde estão armazenados os arquivos temporários do Windows 10.
- Selecione os arquivos que você deseja eliminar, clicando em cada um deles enquanto mantém pressionada a tecla CTRL.
- Se você deseja eliminar todos os arquivos, basta pressionar as teclas CTRL + A. É importante levar em consideração que antes de eliminar todos os arquivos temporários, os programas relacionados precisam estar fechados.
- Após selecionar os arquivos a serem removidos, pressione as teclas CTRL + D. Se algum programa em execução está utilizando um desses arquivos, o sistema operacional vai nos informar sobre isso.
- Feita a eliminação dos arquivos, vá até a Lixeira do sistema operacional e elimine os arquivos temporários de forma permanente.
Segundo método
Agora, vamos para o processo mais simples, utilizando a ferramenta presente no Windows que é dedicada a essa função, o Liberador de Espaço em Disco. Por outro lado, o controle sobre os arquivos removidos é menor, e você corre o risco em remover algo que pode ser importante no presente ou no futuro.
- Na barra de tarefas do Windows, faça uma busca por Liberar Espaço em Disco, e abra o aplicativo que vai aparecer nos resultados.
- Na janela emergente que vai aparecer, selecione a unidade de disco onde a limpeza será realizada, e clique em Aceitar.
- Selecione as categorias que serão afetadas pela limpeza nas casas correspondentes, e clique em Aceitar.
- Se aparecer um novo aviso em tela, clique em Eliminar Arquivos, e confirme o seu comando. O processo de limpeza vai remover os arquivos temporários, eliminando todos eles de forma permanente.