Nem mesmo os personagens virtuais dos jogos deixam de receber a Inteligência Artificial, dispensando a morosa e dispendiosa tarefa de captura de movimentos de pessoas reais.

Normalmente se contrata um especialista para capturar movimentos realistas de personagens de jogos (militares, artes marciais, dança, etc), que usa uma roupa cheia de marcadores, rodeado por câmeras que capturam seus movimentos em detalhes.

Já o sistema DeepMimic é capaz de olhar para exemplos de movimentos e aprender por si, no mesmo estilo que uma pessoa poderia tentar treinar apenas com base em vídeos com os movimentos que deseja repetir.

O processo é divertido de se ver. O personagem virtual via IA literalmente não se aguenta nas pernas no começo, mas depois de milhares de tentativas, o boneco fica muito bom na reprodução dos movimentos.

A vantagem é que, sendo movimentos aprendidos, o boneco virtual pode reagir a todo o tipo de variações e realizar os movimentos, diferente das sequências rígidas pré-gravadas feitas habitualmente.

Vídeo demonstrativo do sistema a seguir.

 

 

 

Via Engadget