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De quem é a culpa pelo desastre de Cyberpunk 2077?

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Vamos falar sobre o elefante branco dentro da sala de cristal. Ou do jogo que prometeu ser incrível, mas que não conseguiu passar de um grande fiasco comercial.

Ou alguém aí se atreve a dizer que o lançamento de Cyberpunk 2077 não foi um desastre?

Tudo deu errado aqui. O jogo apresentou uma série de bugs na sua versão para PC, e o estado geral das versões para os consoles PlayStation e Xbox era algo simplesmente lamentável. E o jogo da CD Project RED foi esperado por muitos anos, prometendo demais ao longo de todo esse tempo de desenvolvimento.

Então, logo de cara já podemos dizer que o fiasco não foi por falta de tempo para o desenvolvimento do jogo, diferente do que aconteceu com o “lendário” E.T. da Atari. Logo, Cyberpunk 2077 entra com facilidade para a lista de um dos maiores fiascos da história dos videogames, engrossando uma lista que não é pequena e conta com fracassos expressivos.

Agora, chegou a hora de entender o que aconteceu com Cyberpunk 2077 para que o seu nome entrasse na lista de fiascos históricos. Onde foi que tudo deu tão errado? Ou quando foi que o jogo desandou de vez? Ou será que desde o começo nos prometeram algo simplesmente impossível de ser entregue?

A partir de agora, algumas respostas.

 

 

 

Onde a culpa é da CD Project RED

Cyberpunk 2077 estava destinado ao fracasso desde o momento que o jogo chegou ao mercado. Todas as críticas do jogo foram negativas desde o seu lançamento e, de um modo geral, todo mundo culpou a sua desenvolvedora por esse desastre. Algo lógico, uma vez que a CD Project RED era a única responsável por todos os problemas detectados no game.

O jogo chegou ao mercado sem cumprir todos os padrões de qualidade desejados, o que resultou em uma experiência muito ruim do título em diferentes plataformas. A CD Project RED só piorou a situação quando apresentou ao longo de tantos anos de desenvolvimento trailers que prometiam um jogo simplesmente incrível, alimentando de forma perigosa o monstro da expectativa em todos.

E a história mostra que todos aqueles que ousaram alimentar o monstro da expectativa nas pessoas tiveram que pagar um preço muito alto por isso. Nesse caso, o fiasco de Cyberpunk 2077 caiu nas costas de sua desenvolvedora de forma implacável e sem qualquer tipo de discussão posterior.

Por outro lado, é preciso deixar claro que, por incrível que pareça, a CD Project RED não é a única responsável pelo fiasco do jogo. Parte do problema de Cyberpunk 2077 também está no baixo controle de qualidade da Quantic Labs, empresa que foi contratada justamente para estabelecer os padrões de qualidade necessários para que o jogo oferecesse a melhor experiência possível em diferentes plataformas.

Ou seja, se a Quantic Labs não conseguiu fazer o seu trabalho direito, ela também deve ser responsabilizada. Mesmo porque temos aqui o típico caso do “você só tem uma coisa para fazer” e, ainda assim, falha miseravelmente na missão.

Fica difícil defender quem quer que seja nesta situação.

Vamos então ilustrar melhor qual é a situação da Quantic Labs nessa equação, pois dessa forma conseguimos determinar melhor qual é o tamanho de sua culpa no fracasso de Cybepunk 2077.

 

 

 

Onde a culpa é da Quantic Labs

A Quantic Labs é uma empresa romena especializada em controle de qualidade. Ela foi fundada em 2006 e, de acordo com um relatório vazado e recebido pelo youtuber Upper Echelon Gamers, teria simplesmente enganado o pessoal da CD Project RED ao indicar para essa empresa que contava com um time de trabalho maior e com melhor qualificação profissional.

Pode parecer uma desculpa fácil para a CDPR, mas isso é muito mais comum dentro do mundo da tecnologia do que podemos imaginar. Não são poucas as empresas de pequeno e médio porte que alegam ter um know-how muito maior do que a sua realidade para conseguir seduzir empresas a obter um resultado de alta qualidade por um preço relativamente menor que empresas com maior qualidade dentro de diferentes segmentos tecnológicos.

Neste caso em específico, grande parte do processo do controle de qualidade aplicado em Cyberpunk 2077 ficou nas mãos de um time de trabalhadores muito menor do que o necessário para um jogo do seu porte e de sua complexidade técnica. Para piorar, esse processo foi executado por pessoas com baixa qualificação profissional, algo que o pessoal da CDPR não imaginava que poderia acontecer.

É, amigo… quando a esmola é demais, temos que desconfiar. Certo?

O próprio chefe do projeto do controle de qualidade de Cyberpunk 2077 contava com aproximadamente um ano de experiência no trabalho quando foi responsável pela análise desse jogo. Logo, não tinha mesmo como sair algo muito melhor do que aquilo que foi entregue para o consumidor final. Mesmo assim, o pessoal da CD Project RED em nenhum momento percebeu que o jogo estava ruim em todas as plataformas, inclusive durante os testes finais?

Isso é meio difícil de acreditar… mas… enfim…

Na fase final do projeto, a Quantic Labs até contratou mais profissionais, mas não resultou de muita coisa, uma vez que eram pessoas igualmente pouco qualificadas para essa missão. E essa decisão foi tão ruim, que o pessoal que estava trabalhando no jogo a mais tempo e pouco preparados para a tarefa tiveram que ajudar a formar os recém-chegados na empresa, o que atrasou o processo como um todo sem elevar a qualidade final do jogo.

Isso por si deixa o fiasco de Cyberpunk 2077 algo ainda mais constrangedor.

A conclusão de tudo isso é que a Quantic Labs leva muita culpa pelo fracasso de Cyberpunk 2077, pois a empresa estava bem longe de atender com os padrões necessários para um jogo desse porte obter o selo de qualidade necessário para chegar ao mercado e, principalmente, entregar uma experiência satisfatória para os gamers.

Mesmo assim, nada disso tira das costas da CD Project RED a culpa por entregar ao mercado um jogo tão ruim. É obrigação da empresa contratante supervisionar de perto e de forma muito mais exigente o trabalho executado pela Quantic Labs e, principalmente, os resultados entregues por essa empresa. Não é possível que a CDPR tenha aprovado algo tão abaixo do aceitável para o consumidor final.

Além disso, a CDPR fez diversos anúncios prometendo muitas coisas que não chegaram perto de serem cumpridas na versão final do jogo, e sobre isso, a Quantic Labs não tem culpa nenhuma. Ou seja, a desenvolvedora do jogo deveria ter pensado várias vezes antes de garantir que ofereceria na versão final do game coisas como a densidade de vida na vertical ou as versões do PlayStation 4 e Xbox One em plenas condições.

É uma pena que Cyberpunk 2077 jamais conseguiu chegar perto daquilo que prometeu, e os motivos que explicam o seu fracasso são bem claros. Jamais nos esqueceremos desse lamentável episódio do mundo dos videogames. E só esperamos que os envolvidos tenham aprendido as suas respectivas lições com os pontos aqui apresentados.


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