De novo, Facebook!

A empresa de segurança UpGuard garante ter encontrado uma base de dado dentro dos servidores da Amazon que estava sem senha ou qualquer outro tipo de codificação (em texto plano) com 540 milhões de registros pertencentes aos usuários do Facebook.

A base de dados de 146 GB pertence à empresa Cultura Colectiva, com sede na Cidade do México, que teria armazenado de forma pública toda essa informação, incluindo grande parte das atividades desses 540 milhões de usuários (comentários, likes, senhas, reações, nomes de contas, etc).

 

 

De novo, Facebook!

 

 

A base de dados estava em um servidor de armazenamento da Amazon S3. Depois de ser informada sobre o ocorrido, o Facebook entrou em contato com a Amazon para fechar o acesso a toda essa informação.

A UpGuard também encontrou uma segunda base de dados do At the Pool, fabricante de aplicativos que nesse momento está inativo, e nessa base de dados se encontravam dados mais delicados como nomes, lista de amigos, fotos, interesses, assinaturas em grupos e localizações de pouco mais de 22 mil usuários do Facebook.

A UpGuard entrou em contato com a Cultura Colectiva e com a At the Pool para informar os riscos de segurança implicados nessas bases de dados expostas, mas não receberam resposta alguma das duas empresas. Já o Facebook afirma que as duas bases de dados foram eliminadas, e que até o momento não há evidências que os dados foram utilizados com fins maliciosos.

E mais uma vez o Facebook está envolvido de alguma forma com um vazamento de dados na web. Mesmo com o argumento que a base final de dados estavam expostos pelo armazenamento de outras empresas, nós bem sabemos como os dados da rede social de Mark Zuckerberg foram parar nessa base de dados.

Porque o Facebook forneceu esses dados. Dados esses que deveriam ficar protegidos dessas empresas (e protegidos da internet como um todo).

E o Facebook ainda quer a senha das contas de e-mail dos usuários… dá para confiar?

É claro que não!

 

Via UpGuard, Bloomberg, Cultura Colectiva, TechCrunch