TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Dados de influencers do Instagram foram expostos em vazamento de 49 milhões de contas | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Internet | Dados de influencers do Instagram foram expostos em vazamento de 49 milhões de contas

Dados de influencers do Instagram foram expostos em vazamento de 49 milhões de contas

Compartilhe

Uma base de dados com informações de milhões de contas do Instagram vazou na internet. Entre esses milhões de perfis, estavam contas de celebridades, pessoas famosas, influencers e marcas. A base de dados estava armazenada no Amazon Web Services, e poderia ser acessada sem a necessidade de senha, e no seu interior foram encontrados os registros de 49 milhões de contas da rede social de propriedade do Facebook.

 

 

Números de telefone e endereços de e-mail foram vazados

 

 

O investigador de segurança Anurag Sen foi o primeiro a descobrir a base de dados livre e aberta na internet. Ele entrou em contato com o TechCrunch para tentar alertar ao dono dos dados sobre a vulnerabilidade, além de buscar proteger o material sensível.

O TechCrunch por sua vez verificou a base de dados, e garante que encontraram várias informações de cada uma das contas: bio, foto de perfil, número de seguidores, se a conta é verificada, a cidade e o país de residência do usuário. Além de compilar todos esses dados públicos, cada registro incluía uma estimativa de valor da conta, baseado no número de seguidores, seu engajamento e alcance.

É aqui que tudo começa a ficar ainda mais preocupante. Nessa base de dados também estavam armazenados dados privados, como o endereço de e-mail associado à conta e o número de telefone vinculado no cadastro.

Com uma investigação conjunta por parte de Anurag Sen e o TechCrunch, foi descoberto que o dono dessa base de dados é a Chtrbox, uma empresa de marketing com sede em Bombai (Índia). Que, por sua vez, não possui vínculo direto com o Facebook ou Instagram.

 

 

Instagram está investigando como os dados foram parar lá

 

 

O TechCrunch entrou em contato com a Chtrbox, e logo depois disso a base de dados simplesmente desapareceu, de forma quase imediata. A empresa indiana não quer fazer nenhum tipo de comentário sobre o assunto. Já um porta-voz do Instagram confirmou que a empresa “está investigando o ocorrido para entender se os dados (incluindo os e-mails e números de telefone) vieram do Instagram ou de outras fontes”.

O Instagram também garante que entrou em contato com a Chtrbox para entender de onde vieram esses dados e como eles se tornaram públicos. O Facebook proíbe a coleta desse tipo de dados do Instagram, mas nesse momento não está claro como a empresa indiana conseguiu os dados e quais eram as finalidades.

E… levando em conta que estamos falando do Facebook, que não é nenhum primor na hora de proteger os dados dos seus usuários…

 

Via TechCrunch


Compartilhe