Compartilhe

Fim de uma era. A Cydia Store acabou, e tudo pode indicar que o jailbreak pode ir pelo mesmo caminho com o passar do tempo.

A Cydia Store anunciou o fim de suas vendas diretas, e milhões de adeptos do jailbreak no iOS acaba de ficar órfãos. O criador da loja, Jay Saurik, anunciou que no Reddit a sua decisão, e a partir de agora não será possível realizar compras diretas na loja, mas o repositório continua existir, permitindo a atualização dos seus apps, download de softwares gratuitos ou compras através de terceiros.

No seu auge, um pequeno time cuidava de sua manutenção. Mas agora, era uma tarefa que custa o próprio dinheiro e bem estar mental de Saurik, que previu o fechamento da loja antes do final do ano. A antecipação do fim aconteceu diante de uma falha de segurança que poderia colocar em risco os usuários registrados.

 

 

Não fecha as portas para os apps, mas para de vendê-los

O futuro da Cydia será detalhado nos próximos dias, mas o que sabemos é que a loja em si não fecha, e só as compras ficam desabilitadas. Se você é cliente da loja, elimine o acesso da sua conta do PayPal à loja, pois a sua segurança não está garantida, e alguns usuários receberam cobranças não autorizadas.

Eu fui adepto do jailbreak, confesso. Mas fiz isso nos dois primeiros iPhones qe tive, e isso nos longínquos anos de 2012/2013. Naquela época, eu entendia que tanto o iPhone 3 como o iPhone 4 (assim como o iOS como um todo) estavam bem limitados em comparação ao Android.

E quando falo em limitação, eu quero dizer que não ofereciam toda a liberdade que eu esperava no uso de um software para smartphones.

O tempo passou, e o iOS se tornou bem mais flexível, com recursos e funcionalidades que entregavam uma maior liberdade ao usuário. Com isso, o jailbreak ficou limitado a aqueles que não queriam pagar por aplicativos. Se bem que isso não faz muito sentido, pois os usuários da Cydia pagavam na loja para ter apps que desbloqueavam recursos que não eram entregues de forma nativa pela Apple.

Enfim, triste fim para a Cydia Store.

 

Via Reddit


Compartilhe