A atualização Windows 10 October 2018 Update foi uma das mais problemáticas da história da Microsoft. A ponto da empresa suspender o update e voltar atrás no assunto, levantando novamente a discussão sobre o ciclo de atualizações semestrais deve ser mantido, ou se está na hora de apostar em uma atualização anual.

Não imaginamos que a Microsoft vai mudar de estratégia tão cedo, apesar da empresa se dar conta dos erros cometidos, e trabalhar rápido para corrigir esses problemas. Até mesmo para não queimar o filme do Windows 10 com o desgaste a médio e longo prazo.

Uma mostra do comprometimento do pessoal de Redmond é o relançamento do Windows 10 October 2018 Update, que não chegará primeiro ao grande público, passando primeiro pelo canal Insider, que por sua vez também recebe melhorias para que os erros mais importantes recebam uma maior visibilidade para serem corrigidos.

Porém, além dos erros cometidos pela Microsoft nessa atualização, também podemos observar algumas mudanças questionáveis e até perigosas no Windows 10 October 2018 Update.

Uma das mais importantes foi a inclusão da pasta Downloads no recurso que libera o espaço em disco do computador. Essa é uma ferramenta muito conhecida, que simplifica o processo de remoção de determinados arquivos para recuperar a capacidade de armazenamento.

 

 

A pasta não apenas aparece selecionada como padrão, mas a sua presença pode ser um enorme problema para os usuários que trabalham com as ferramentas de forma ‘automatizada’, ou seja, seleciona todos os itens sem ler a importância de cada um deles.

Pode parecer um pouco forçada essa situação, mas muita gente faz isso. E muita gente apagou sem querer por atuar de forma ‘robótica’ no computador. E já começaram a aparecer no Twitter os relatos dos primeiros afetados por essa mudança.

Não sabemos por que a Microsoft tomou essa decisão. De qualquer forma, fica a dica: é preciso ter um pouco de cuidado na hora de usar a ferramenta de limpeza de disco, e ser conscientes de sua presença para não perder informações importantes.