Compartilhe

Bem sabemos que redes WiFi públicas são muito atraentes, principalmente para quem precisa economizar no pacote de dados. Mas o que pode parecer uma grande vantagem é, na prática, uma fonte perigosa de problemas, que vamos abordar de forma objetiva nesse post.

 

 

O que pode acontecer com você ao conectar o seu dispositivo em uma rede WiFi pública

A primeira e mais importante coisa que você precisa ter mente é que o dono da rede WiFi aberta pode saber (o tempo todo) o que você está fazendo, os dados que você enviou e as páginas visitadas. Pode inclusive ver dados privados e bancários. Não é algo que qualquer pessoa sabe fazer, mas um ciberdelinquente com certeza pode fazer isso, e para alcançar os seus objetivos cria uma rede aberta para atrair as suas vítimas.

Não apenas os dados transferidos ficam ameaçados. Pastas compartilhadas no computador podem ser visualizadas por todos aqueles que estão na mesma rede, permitindo copiar, renomear ou eliminar os arquivos. Ou até mesmo inserir algum tipo de malware ou vírus dentro das pastas.

 

 

O que você deve fazer se precisar conectar em uma rede pública

O principal conselho aqui é evitar precisar se conectar em uma rede pública. Mas se você não tem outra escolha e realmente precisa daquela internet, vamos dar alguns conselhos que podem ser muito úteis para a segurança dos seus dispositivos.

O seu dispositivo deve estar convenientemente atualizado com a última versão do sistema operacional, e deve contar com algum tipo de antivírus efetivo. Tente evitar digitar senhas e compartilhar dados sensíveis enquanto estiver conectado em uma rede pública. E antes de compartilhar um dado, pense no que poderia resultar se a informação cai em mãos erradas. Se você pode se prejudicar com isso, simplesmente não compartilhe.

Também vale a pena desativar a sincronização automática dos dados do seu smartphone. E no final da sessão conectada na rede pública, elimine todos os dados do seu histórico de navegação do seu navegador de internet.


Compartilhe