Compartilhe

Aconteceu o óbvio. Algo já esperado e alertado por vários especialistas e até governos. E todos já estão sentindo isso: a internet no mundo está mais lenta.

Pelo fato de grande parte das pessoas estarem em quarentena por causa da pandemia do coronavírus, um novo problema global está afetando a todos, mas que não está relacionado de forma direta com a saúde das pessoas. Nesse momento, a velocidade de navegação da internet a nível global está caindo de forma considerável.

Quem constatou a queda de velocidade de internet ao redor do mundo foi a Ookla, através do seu serviço de análise de velocidade Speedtest.

 

 

 

Tudo está mais lento no mundo online

 

É óbvio que a velocidade de internet global vai cair se mais e mais pessoas se manterem conectadas ao mesmo tempo. Isso é comum acontecer nas redes locais, principalmente nas redes WiFi que estão ativas em casa o no escritório. Algo até normal e remediável quando tomamos medidas simples, como a inclusão de um repetidor de sinal ou um roteador mais potente.

Porém, quando cidades inteiras ou países inteiros são obrigados a parar por (quase) completo, e os seus cidadãos precisam ficar em casa onde acabam utilizando os serviços de internet de forma inevitável, é possível ver o mesmo fenômeno em grande escala.

 

 

Os gráficos apresentados pela Ookla mostram que o coronavírus criou um grande problema na forma em como as pessoas acessam a internet ao redor do mundo. O assunto é tão sério, que algumas das principais plataformas de streaming do mundo (como Netflix, YouTube e Amazon Prime Video) decidiram reduzir a qualidade dos seus vídeos por tempo indeterminado, na tentativa em evitar que a conexão de internet fique comprometida pelo tamanho de downloads de vídeos na resolução em FullHD ou 4K.

 

 

 

Mas… e agora? O que vai acontecer?

 

Bom… o jeito agora é esperar para ver quais são as empresas que vão optar por reduzir o tamanho dos dados do seu serviço de streaming. Essa e outras medidas são necessárias para evitar um colapso no sistema de comunicações, pois isso pode gerar um caos enorme em todo o planeta, deixando tudo ainda pior.

A imensa maioria de nós jamais testemunhou um cenário como esse. E todos precisam compreender que tudo o que está acontecendo é muito sério. De forma obrigatória, teremos que abrir mão de algumas das coisas que mais gostamos de fazer para que todos não saiam prejudicados.

No Brasil, as operadoras estão fazendo a parte delas, aumentando a banda de dados e oferecendo bônus de internet nos planos móveis. Mas essa oferta é para atender principalmente as pessoas que vão ficar em home office, tentando seguir com as suas vidas no meio do caos.

Meu conselho? Tenta usar a internet com moderação nesse momento.

 

 

Via Speedtest


Compartilhe