Cosmo Communicator, smartphone que aceita Linux e Android em dual boot | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Cosmo Communicator, smartphone que aceita Linux e Android em dual boot | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Smartphones | Cosmo Communicator, smartphone que aceita Linux e Android em dual boot

Cosmo Communicator, smartphone que aceita Linux e Android em dual boot

Compartilhe

O mercado de mobilidade e telefonia móvel está em um momento muito complicado para os sistemas operacionais alternativos. Além do pouco espaço para um novo software que vai além do Android e iOS, sem falar que os fabricantes de smartphones não facilitam a vida dos usuários para que os mesmos instalem o sistema operacional que desejam nos dispositivos, diferente do que acontece no PC.

Por isso, é raro ver um smartphone com uma distribuição Linux. Porém, a Planet Computers quer mudar isso, com o Cosmo Communicator, um smartphone que permite a execução de um sistema GNU/Linux com o Android. A medida se alinha com o perfil do usuário da marca, que normalmente tem os conhecimentos avançados (ou power users).

 

 

 

Dual boot entre Linux e Android? É possível

 

 

O dual boot com Android e Linux presente no Cosmo Communicator foi algo que o fabricante prometeu e cumpriu, e os usuários que quiserem colocar o Linux e/ou o TWRP com o Android para ambos conviverem juntos no mesmo dispositivo agora podem fazer isso sem maiores problemas.

Obviamente, o processo exige o particionamento do armazenamento do dispositivo e o manejo do menu de inicialização. Mas uma vez dominados os dois passos, o usuário tem porta aberta para experimentar outros sistemas operacionais e interfaces. As atualizações OTA do Android não são perdidas na instalação do Linux, de modo que o procedimento não oferece riscos quando adotados os passos corretos.

O firmware e as instruções para realizar o dual boot estão disponíveis gratuitamente, com o passo a passo bem claro. No exemplo da Planet Computers, ele usam o Debian, uma das distribuições Linux mais sólidas e mais funcionais com o Cosmo Communicator, trabalhando com o Plasma 5, uma das interfaces gráficas mais populares e otimizadas.

As instruções para realizar o processo não são simples para um usuário comum, mas o simples fato do Cosmo Communicator contar com um teclado físico já ajuda na hora de utilização do console Linux. Algo importante para os power users, mas quase anedótico para os usuários comuns.

 

 

O Cosmo Communicator conta com características básicas, como tela de 5.99 polegadas (2160 x 1080 pixels), processador MediaTek Helio P70, 6 GB de RAM, 128 GB de armazenamento (expansíveis via microSD), conector para fones de ouvido de 3.5 mm, teclado físico e câmera de 24 MP. Não é o telefone que chega para competir com as marcas mais conhecidas do setor de telefonia móvel ou com os modelos mais completos do mercado, e nem tem esse objetivo. Ele é mais orientado aos usuários avançados e que contam com o conhecimento necessário para manejar os ajustes de instalação e configuração dessas ferramentas, e que precisam ter uma maior flexibilidade de software e contar com funções avançadas.

 

 

Via Planet Computers


Compartilhe