Compartilhe

A startup londrina Planet Computers se prepara para lançar o Cosmo Communicator, um híbrido entre computador em miniatura e smartphone que resgata o atraente formato dos PDAs do passado.

O produto é altamente inspirado nas agendas eletrônicas de bolso do passado, como a Psion Series 5, o Nokia Communicator ou o Sharp Netwalker. Seu design é assinado por Martin Riddiford, que estava por trás do PDA Psion Series 5 da década de 1990.

 

 

Cosmo Communicator: Principais Características

 

 

Desde 2017 que a Planet Computers tenta engrenar esse projeto. Não é fácil fazer um produto como esse chegando ao mercado, já que a tendência agora são os smartphones com telas dobráveis.

Mas o Cosmo Communicator também é dobrável. Ele possui uma tela dupla que, quando fechado, os usuários podem manejar determinadas tarefas do dispositivo a partir de uma tela touch de 2 polegadas. Quando aberto, ele revela a sua tela principal de 6 polegadas (2160 x 1080 pixels) sobre um teclado físico QWERTY.

No hardware interno, encontramos um SoC MediaTek P70 octa-core ARM, acompanhado de 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento (expansíveis via microSD). Seu teclado físico é retroiluminado, e o dispositivo conta com um leitor de digitais, dois alto-falantes, conector de áudio de 3.5 mm e botão para assistentes virtuais.

 

 

Sua bateria é de 4.220 mAh, e ainda integra uma câmera de 24 MP, duas portas USB Type-C e os demais itens de conectividade (WiFi, Bluetooth, NFC e 4G-LTE). Possui o Android 9 Pie pré-instalado, mas conta com suporte para Sailfish, Debian e Kali.

O Cosmo Communicator não é um smartphone barato: custa 799. Também não é pensado em todos os usuários se considerarmos o seu design, uma vez que o teclado físico, um elemento eliminado quase que completamente da telefonia móvel, não vai ser de agrado de muita gente.

Por outro lado, sempre são bem vindas as tentativas em apresentar designs alternativos, diferenciados e inovadores, mesmo que seja recuperando um tipo de design que o mercado e o grande público recebeu muito bem no passado.

 

 

O Cosmo Communicator é um produto que, de forma muito particular, chama (e muito) a minha atenção. Não me negaria a testar um produto como esse. Ao menos ele sai da mesmice de dispositivos “tudo tela” com notch. Que outros fabricantes de smartphones possam se inspirar nessa iniciativa e tentem ousar um pouco mais nos formatos de dispositivos móveis.

O produto foi apresentado ao mundo de forma oficial em um evento realizado em Londres, e já está disponível para reserva no seu site oficial.


Compartilhe