Coronavírus – SUS, o app do Ministério da Saúde que esclarece o COVID-19

Compartilhe

O Brasil vive o surto do coronavírus COVID-19, e todos os segmentos da sociedade sentem os seus efeitos e consequências. A indústria da tecnologia está desacelerando a sua produção, os preços de smartphones devem subir e todo o cenário de recessão que deve se implantar por aqui e ao redor do mundo resultou em uma cotação do dólar que quebrou recordes de forma consecutiva nos últimos dias.

Mas nada disso é importante e relevante diante do fato que boa parte da população brasileira está perdida no meio de tanta informação desencontrada e falsa sobre o coronavírus. Infelizmente, algumas pessoas com mente e caráter mais fraco estão se aproveitando desse momento onde boa parte da população começa a sentir uma boa dose de pânico diante da situação para estabelecer um caos ainda maior, implantando fake news nas redes sociais que são compartilhadas por pessoas mais propensas a serem enganadas.

As gigantes de tecnologia estão fazendo de tudo para combater a desinformação, retirando conteúdos que podem induzir aos mais leigos ao erro, o que pode resultar em danos muito maiores para a população. Porém, enquanto providências mais enérgicas não são tomadas contra os criadores e disseminadores das fake news (como a prisão dessas pessoas, por exemplo), seguimos fazendo a nossa parte, divulgando e compartilhando as iniciativas que realmente valem a pena para informar a população da maneira correta.

 

 

 

O aplicativo do SUS que informa sobre o Coronavírus no Brasil

 

 

A partir de agora, a população brasileira conta com mais uma ferramenta para obter as informações corretas sobre o COVID-19: o aplicativo Coronavírus – SUS.

O app foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde, e esclarece eventuais dúvidas sobre o coronavírus, oferecendo informações que ajudam na prevenção da doença. São informações consideradas cruciais para ajudar a esclarecer a grande população sobre como a doença pode afetar as nossas vidas, além de evitar que um maior número de pessoas sejam atingidas pela doença.

O aplicativo Coronavírus – SUS elimina eventuais dúvidas das pessoas sobre a enfermidade (ou pelo menos as dúvidas mais comuns), além de auxiliar nas medidas preventivas sobre a doença. A interface do app é simples, e conta com um mapa que mostra as unidades de saúdes públicas e particulares na região onde o usuário está localizado, o que pode ser útil na hora da busca pelo socorro para os casos mais emergenciais.

 

 

O aplicativo conta com segmento de divulgação de informações essenciais sobre o COVID-19, além de notícias atualizadas sobre a enfermidade e conteúdos publicados na conta oficial do Twitter do Ministério da Saúde. Se o usuário sentir alguns sintomas que podem estar relacionados à doença, ainda existe um questionário no mesmo site para que cada pessoa possa identificar se são sintomas do COVID-19 ou de outro tipo de gripe.

É importante reforçar que, no momento em que esse artigo é produzido, o Brasil conta com dois casos confirmados do COVID-19, além de mais de 300 casos suspeitos e /ou em observação. Não existem evidências sobre a circulação sustentada do vírus em nosso território.

O Coronavírus – SUS é gratuito e já está disponível para download para Android e iPhone (iOS). O aplicativo também é compatível com iPad.

 

 

Via Tecnoblog,Ministro da Saúde (Twitter)Ministério da SaúdeG1, UOL


Compartilhe