Controlled Folder Access

A Microsoft quer fazer frente ao ransomware com o Controlled Folder Access. O recurso chegou com o Windows 10 Fall Creators Update, mas já era conhecida graças ao canal Insider.

A Microsoft revelou detalhes sobre as novidades de segurança mais importantes dessa atualização, e o Controlled Folder Access é uma das grandes protagonistas.

 

 

Tal recurso pode ser ativado e desativado a qualquer momento, além de poder ser configurado com total liberdade, já que permite adicionar de forma manual diretórios que serão objetivo de proteção específica.

Quando o recurso está ativo, ele protege os diretórios da sua lista, evitando que este possam ser modificados por aplicativos desconhecidos ou adicionados em sua lista negra.

 

 

A ideia de modificação deve ser compreendida em um sentido amplo, já que a proteção oferecida pelo Controlled Folder Access inclui tanto a modificação como o movimento e a eliminação dos arquivos armazenados nos diretórios.

Quando ele detecta uma tentativa de acesso não autorizado, ele mostra o aviso do que está acontecendo, para que o usuário tome as medidas necessárias.

 

 

O Controlled Folder Access pode não colocar um fim no ransomware, mas com certeza é uma capa de proteção muito útil para ajduar a reduzir os casos de infecção por este malware.

 

Via Blog Windows, Hexus