Console portátil que lembra o GameBoy aposta na nostalgia e no Linux | TargetHD.net TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content

Console portátil que lembra o GameBoy aposta na nostalgia e no Linux

Compartilhe

O GameShell da empresa ClockworkPi é um dispositivo que lembra um GameBoy no formato (algo quase inevitável), é montado pelo próprio usuário e oferece uma plataforma aberta tanto no hardware (que é Open Source) como no software (gerenciado pelo Clockwork OS, baseado no Debian 9).

A emulação dos jogos é apenas uma das opções do produto (lembrando que o uso de ROMs protegidas por copyright é ilegal).

 

 

Um console portátil especialmente versátil

 

 

Apesar da ClockworkPi sequer mencionar a emulação na página do produto, a frase “experimente a história dos videogames” já indica claramente por que o produto existe. Seu hardware conta com uma CPU quad-core Cortex-A7, 1 GB de RAM DDR3, 16 GB de armazenamento em um microSD onde reside o sistema operacional e uma saída Micro HDMI, além de uma bateria recarregável de 1.200 mAh.

As conectividades WiFi e Bluetooth também estão presentes, e seus botões são totalmente configuráveis através da base MPU ATmega168p compatível com os GPIOs de 30 pinos do Arduino. Seus 12 botões independentes podem ser inclusive ampliados para 17 botões, e o módulo pode ser utilizado de forma separada, com uma porta USB.

A tela TFT de 2.7 polegadas e seu alto-falante estéreo ajudam a entregar uma experiência que suporta vários motores de jogos, como PICO 8, LOVE2D, PyGame, Phaser.io ou Libretro.

O console inclui o Cave Story, um popular jogo indie, mas muitos vão explorar esse terreno dos emuladores para “homenagear” o Game Boy original, em uma comunidade de usuários é muito ativa, com brechas dedicadas a vários âmbitos para aproveitar ao máximo este console.

O produto nasceu há dois anos no Kickstarter, mas só agora amadureceu para chegar em e-commerces como a Amazon por um preço promocional de US$ 139 (preço normal: US$ 159). Um produto que abre portas para novos desenvolvimentos, com uma clara aposta na nostalgia.

Se alguém se deparar com esse produto lá fora, por favor me avise. Eu tenho interesse na compra.

 

 

Via ClockWorkPi


Compartilhe