TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Conselhos para proteger o seu PC contra o ransomware | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Conselhos para proteger o seu PC contra o ransomware

Conselhos para proteger o seu PC contra o ransomware

Compartilhe

O ransomware é um tipo de malware que sequestra o seu computador, pedindo da vítima um resgate para que o acesso à máquina seja devolvido e, por consequência disso, os dados nele armazenados. Este é um dos ataques informáticos mais populares nos últimos anos, e é fundamental que você saiba o que fazer para evitar o pior.

Neste post, deixamos algumas dicas que podem prevenir a efetividade desses ataques. Não dá para garantir que o seu computador estará imune, mas você sempre pode complicar a vida dos atacantes.

Afinal de contas, é sempre melhor prevenir do que remediar, pois uma vez que um computador é infectado por um ataque de ransomware, não tem volta: você só vai resolver o problema de verdade se pagar o resgate.

 

 

 

Conselhos para evitar ser vítima de ransomware

 

 

  1. Evite os sites e e-mails falsos ou suspeitos: se uma página web tem uma aparência muito diferente do que você está acostumado ou se um e-mail é chamativo demais (ou muito atípico), desconfie e não clique em nenhum link.
  2. Cuidado com os links que você abre e os documentos salvos no computador: tenha um cuidado redobrado com os links que você recebe nas redes sociais e os anexos nos e-mails, pois essas são vias muito comuns de ransomware.
  3. Faça cópias de segurança periódicas dos seus arquivos ou use serviços na nuvem para armazenar esses arquivos: jamais deixe os seus arquivos mais importantes a salvo exclusivamente no computador ou HD externo. O armazenamento na nuvem existe também para esses momentos mais críticos. Se o seu computador estiver com problemas, você ao menos tem como recuperar os dados por outra via.
  4. Adote soluções Endpoint: sempre tenha instalado no computador softwares antivírus, um firewall de última geração e outras ferramentas que podem complicar os ataques de ransomware. Porém, mantenha tudo muito bem configurado para a eficiência da proteção ser a maior possível.
  5. Mostre as extensões ocultas dos arquivos: use a configuração padrão do Windows que oculta a extensão dos arquivos conhecidos, permitindo que você veja a extensão completa do arquivo suspeito, detectando com maior facilidade a tentativa de fraude.
  6. Mantenha o seu antivírus sempre atualizado: para evitar qualquer mal maior no seu computador, é fundamental ter o seu software antivírus devidamente atualizado. Simples assim.
  7. Mantenha todos os seus softwares atualizados: não basta ter apenas o antivírus em dia. Todos os seus programas instalados no computador precisam estar em dia para evitar que brechas de segurança se transformem em portas de entrada de ransomwares.
  8. Procure se manter bem informado: conhecimento é poder. Por isso, não seja preguiçoso e procure se informar sobre o que há de mais novo neste tema. Saber quais são os novos ramsomwares que aparecem na internet é uma forma de estar um passo a frente para se prevenir de possíveis ataques.

Compartilhe