TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Conselhos para manter o seu PC bem refrigerado | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Desktop PC | Conselhos para manter o seu PC bem refrigerado

Conselhos para manter o seu PC bem refrigerado

Compartilhe

O Brasil é um país tropical, com um verão simplesmente escaldante. Até mesmo para quem mora no sul do país, acredite. E esse calor todo pode afetar sensivelmente o desempenho do seu computador, seja ele um desktop ou um notebook.

As elevadas temperaturas podem comprometer o desempenho do computador, uma vez que os componentes acabam trabalhando com uma potência menor justamente para não ter a sua integridade física comprometida. Memórias e processadores sempre acabam sentindo mais em um dia com elevadas temperaturas e nada de ar condicionado no escritório.

Por isso, é importante seguir as dicas deste post, que podem ajudar na hora de refrigerar o desktop ou notebook.

 

 

 

Seja consciente das necessidades de cada componente

Faça uma reflexão sobre as características técnicas do seu computador, e analise se ele realmente precisa de um sistema de refrigeração mais ou menos potente.

A regra é simples: se o seu computador conta com um hardware mais básico ou funciona com um sistema de refrigeração passiva (como é o caso do MacBook Air da Apple, por exemplo), você não precisa de um sistema de refrigeração muito potente.

Agora, se você usa o computador para edição de vídeos em 4K, jogos ou tarefas mais complexas, um bom sistema de refrigeração combinando ventiladores e refrigeração líquida é mais que bem vindo. Se torna quase obrigatório em alguns estados brasileiros.

Um bom sistema de refrigeração evita que o calor se acumule os chips, distribuindo o excesso de temperatura, expulsando tudo de forma adequada.

 

 

 

O fluxo de ar é fundamental

Aqui, dê uma atenção especial para o case do desktop ou design do notebook para verificar se ambos contam com um design que facilita a expulsão do calor residual que fica preso dentro do equipamento.

Caso contrário, a temperatura interna do equipamento vai disparar, o que certamente vai comprometer o desempenho do equipamento e, a longo prazo, comprometer os componentes.

Lembre-se que estamos falando de equipamentos que contam com um espaço interno limitado, e o sistema de resfriamento interno facilita a transferência de calor entre os componentes. Por isso, ter pelo menos dois ventiladores na parte frontal do case e pelo menos um na parte traseira do chassi é fundamental.

 

 

 

Cuidado com o posicionamento dos ventiladores

Sempre instale os ventiladores com o objetivo de mover o ar quente de forma linear, com a entrada na parte frontal e a saída na parte traseira. Além disso, o ventilador que você vai instalar para refrigerar a CPU deve trabalhar também nessa direção.

E o mais importante: o ar quente deve sair de forma natural. Por isso, os ventiladores devem ser instalados de forma a evitar o bloqueio parcial ou total do fluxo de ar, pois isso também pode resultar em um aumento de temperatura interna dos componentes.

 

 

 

Pasta térmica deve ser bem aplicada

Usar a pasta térmica no processador é uma forma inteligente de evitar o superaquecimento deste componente. Mas ela precisa ser aplicada de forma correta, ou seja, em conteúdo uniforme e abrangendo toda a superfície do componente.

Com o passar do tempo, essa pasta térmica vai secar e, por isso, é recomendável que você realize a troca da pasta térmica. Dessa forma, a transferência de calor se torna muito maior, facilitando a vida do hardware de refrigeração.

 

 

 

Cuide do gerenciamento de cabos e da manutenção

Os novos desktops oferecem um gerenciamento de cabos cada vez mais inteligente, o que torna a vida de quem vai montar ou realizar a manutenção do computador algo muito mais fácil, além de deixar o interior do PC mais bonito e organizado.

Um bom gerenciamento de cabos ajuda a melhorar o fluxo de ar dentro do PC, além de manter o equipamento mais limpo e organizado para uma futura manutenção. O ideal é que você dê uma geral na organização dos cabos pelo menos uma vez a cada três meses, e uma limpeza completa na parte interna do computador pelo menos uma vez por ano.


Compartilhe