As distrações com o smartphone enquanto conduzimos um veículo cobram muitas vidas todos os anos. E, mesmo com as inúmeras campanhas sobre o assunto, essa ainda é uma das principais causas de acidentes de trânsito. Por isso, nesse post, oferecemos alguns conselhos para evitar a distração de uso do telefone enquanto você dirige.

 

 

1. Prepare o seu telefone antes de dirigir

 

Antes de começar a viagem, veja tudo o que você quer e precisa no telefone, de forma que você não precise mais dele durante o trajeto. Avise os seus contatos que você está dirigindo e não pode responder as mensagens. Deixe o smartphone no silencioso durante o trajeto e simplesmente esqueça que ele existe. Toda a sua atenção precisa ficar na estrada.

 

 

2. Use o Android Auto

 

Para obter informações sobre a sua rota ou atender uma chamada importante, vale a pena usar o Android Auto. O aplicativo evita as distrações, mantém o seu telefone conectado ao carro, entrega respostas automáticas nas redes sociais e mensageiros instantâneos, oculta as notificações recebidas e bloqueia outras distrações.

 

 

3. Use o sistema de viva-voz

 

Se você realmente precisa atender uma chamada a qualquer momento, o sistema de viva-voz no seu carro é imprescindível. Leve em consideração que você precisa estar pronto para conversar sem perder a atenção na estrada, e evite conversar assuntos importantes ou que geram tensão enquanto dirige, pois sua concentração pode diminuir. Se o assunto da conversa for muito importante, é conveniente parar o carro para melhor desenvolver o assunto.

 

 

4. Guarde o smartphone

 

Se a tentação de olhar para o smartphone é constante, guarde o seu telefone em um local onde você não pode ter acesso a isso. Leve em consideração que uma simples olhada no telefone enquanto dirige pode ter consequências graves.

 

 

5. Faça paradas em viagens mais longas

 

Se a sua viagem será mais longa, é mais do que recomendado fazer paradas regulares para alimentação, hidratação, ir ao banheiro, recuperar energias e, obviamente, dar aquela bela olhada no smartphone. É algo muito eficiente para diminuir a tensão enquanto dirige.

 

 

6. Dê o exemplo

 

Enquanto você dirige, outros motoristas podem ver se as suas mãos estão ou não no volante, e se o seu olhar está diretamente na estrada ou não. Crianças e jovens tendem a imitar o seu comportamento. Você deve saber que o que você faz na estrada é exemplo para outros motoristas e futuros motoristas, incluindo os seus filhos nesse caso.

Você não quer que os seus filhos se distraiam com o smartphone enquanto estão dirigindo, certo? Então não dê esse exemplo para eles. Preste total atenção na rua ou estrada e nos demais carros ao seu redor. Fazer o percurso com segurança é a obrigação de todos os motoristas.