O final de ano está chegando, e este é um ótimo período para adquirir um nono notebook. Porém, tem um detalhe: você será bombardeado com informações técnicas que podem ser confusas, ou se deparar com um vendedor que quer recomendar ‘o melhor equipamento’, mesmo que ele não seja um laptop tão bom assim.

Esse post oferece algumas dicas para você comprar o melhor notebook possível, ou pelo menos aquele que melhor vai atender as suas necessidades.

 

 

Escolhendo o processador

Escolher a configuração mais básica em função do baixo preço pode ser uma péssima ideia. Considere o tempo que você vai ficar com o notebook, as atualizações dos sistemas operacionais, jogos com gráficos cada vez melhores e aplicativos mais pesados.

Tente começar a escolha por um processador de linha média (Core i3 ou i5) para tarefas essenciais e um top de linha (Core i7) para um investimento a longo prazo.

 

 

Mais RAM é melhor?

Com certeza você já ouviu isso, mas a história não é bem assim. Para o básico, 4 GB de RAM são recomendáveis. Para edição de vídeo e fotos, jogos ou multitarefa extrema, pelo menos 8 GB de RAM são aconselhados. Lembrando que, em alguns casos, você pode expandir a RAM sem afetar a garantia com o fabricante.

 

 

Com Optane ou sem Optane?

Intel Optane é uma ‘memória inteligente’ (a Intel não gosta que tal tecnologia seja designada assim, mas é uma forma superficial de explicar a ideia deles) que aprende quais são os programas e arquivos que você mais usa (incluindo o sistema operacional como um todo), acelerando o desempenho do equipamento em duas vezes nas tarefas do Office, até quatro vezes na carga de jogos e ate 1.7 vezes na abertura de arquivos pesados.

Lembrando que a RAM você pode expandir quando quiser, mas em um notebook é algo bem mais difícil incluir a Intel Optane se ela não vier de fábrica. Pense nisso na hora da compra.

 

 

Tecnologias adicionais

As especificações técnicas são importantes, mas considere o que o seu futuro laptop poderá fazer além daquilo que você deseja. Pode ser uma forma de agregar valor ao seu investimento.

Agora que você tem todas as informações necessárias, vá até o seu e-commerce de confiança (ou loja física de sua preferência), compare os preços e ofertas, e tome a melhor decisão.