Um especialista em segurança publicou um vídeo que mostra como é possível descobrir a senha de segurança de um iPhone ou iPad em apenas um minuto.

O processo utilizado pelo especialista Matthew Hickey é o de força bruta. Ele é co-fundador da empresa de segurança Hacker House, e seu método funciona inclusive no iOS 11.3, funcionando contra senhas de seis dígitos.

Basta o smartphone estar ligado, bloqueado e conectado ao cabo Lightning. Um software envia todas as senhas de uma vez ao dispositivo, no lugar de enviar uma a uma como acontece nos métodos tradicionais.

O tema preocupa os usuários de dispositivos Apple, já que permite a desconhecidos verificar o conteúdo do equipamento, como mensagens, fotos, chamadas, histórico de navegação, etc.

Some a isso ao crescente interesse de autoridades por violar dispositivos de terceiros, e o cenário é ainda mais caótico. Esse foi um dos motivos pelos quais a Apple inseriu o USB Restricted Mode no iOS 12, algo que poderá dificultar esse tipo de ataque.

O novo recurso evita o uso de um cabo USB se o dispositivo não estiver desbloqueado com uma senha na última hora. E, pelo menos por enquanto, o recomendado é que você deixe o seu iOS sempre atualizado.