Você está em | Home | Internet | Conheça o RedNote, o novo TikTok dos jovens norte-americanos

Conheça o RedNote, o novo TikTok dos jovens norte-americanos

Compartilhe

Revisando o cenário de momento (que, muito provavelmente, você já sabe qual é, mas nossa audiência é rotativa).

A ByteDance recebeu um ultimato do governo americano para vender suas operações no país até 19 de janeiro. Caso contrário, o TikTok será banido dos EUA. E, até o presente momento, tudo leva para o desligamento imediato da plataforma no próximo domingo.

O motivo principal é a preocupação com a segurança nacional, devido à suspeita de compartilhamento de dados com o governo chinês.

O grande plot twist dessa história toda é que os jovens norte-americanos, os principais afetados pelo banimento do TikTok no país, decidiram se rebelar e entregar os seus dados por conta própria para outro aplicativo chinês que ganhou muita popularidade nos últimos dias: o RedNote, ou Xiaohongshu.

Mais do que isso: os jovens norte-americanos estão se entendendo com os jovens chineses, e os dois grupos estão descobrindo as mentiras que os seus respectivos governos contaram sobre o país rival ao longo das últimas décadas.

 

O que é o RednNote?

Explicando de forma simples: o RedNote é uma espécie de híbrido entre Instagram, TikTok e Pinterest, mas com uma abordagem própria para oferecer conteúdos visuais em fotos e vídeos.

O aplicativo foi lançado em 2013, e inicialmente o seu foco era para o comércio eletrônico. Mas com o passar do tempo, se tornou um espaço para compartilhamento de todos os tipos de conteúdo.

A experiência de uso é muito parecida com o TikTok na oferta de conteúdos que geram engajamento logo de cara.

Por outro lado, sua abordagem que combina elementos do Pinterest entrega personalidade própria para a plataforma.

Além disso, você pode fazer posts com ferramentas baseadas em inteligência artificial, seguindo a tendência de outros apps de redes sociais.

O RedNote possui hoje 300 milhões de usuários ativos, onde 77% são mulheres e 79% estão na faixa etária entre 19 e 35 anos.

As categorias que melhor funcionam na plataforma são cuidados de saúde, viagens e estilos de vida, mas agora é uma plataforma aberta para todos os tipos de usuários.

A plataforma foi avaliada em US$ 17 bilhões em 2024, e conseguiu dobrar os seus lucros (superando a casa de US$ 1 bilhão) com os rumores para uma possível ida para o mercado de ações.

 

Como o RedNote funciona

Totalmente projetado para o mercado asiático, o grande elemento complicador do RedNote é que, neste momento, ele possui a sua interface e a maior parte do seu conteúdo em chinês.

A parte mais legal disso é que os influenciadores do RedNote agora estão ajudando os usuários norte-americanos a usar a plataforma.

Você pode escolher vídeos relacionados com assuntos de interesse no feed, encontrar vídeos publicados de acordo com a sua localização e comprar produtos dentro do próprio app.

Com uma experiência de uso similar ao do TikTok em vários aspectos, fica fácil entender por que os usuários estão migrando para o RedNote.

Nas últimas semanas, a hashtag #TikTokRefugees se tornou viral, mostrando que os usuários norte-americanos do TikTok estavam buscando uma nova casa.

E encontraram o novo no RedNote.

Essa galera poderia ir para o Instagram, mas prefere encontrar algo semelhante ao que tinha e, ao mesmo tempo, longe do controle de Zuckerberg ou do monitoramento dos pais.

 

É a melhor alternativa ao TikTok?

Sim… e não.

Mais de meio milhão de usuários do TikTok já migraram para o RedNote, o que mostra todo o seu potencial de substituição.

Logo, chegar agora na nova plataforma pode ser um bom negócio para quem pensa em fincar presença por lá e conquistar público com vídeos virais.

Por outro lado, o RedNote é outro aplicativo chinês. E muito provavelmente vai lidar com as mesmas questões legais que o TikTok está enfrentando neste momento.

Vejo a escolha do RedNote como uma forma de protesto da Geração Z nos EUA. Além de usar uma plataforma do país rival, eles podem aprender sobre hábitos e costumes de uma cultura diferente.

Esse interesse maior pelos asiáticos por parte dos jovens norte-americanos existe há pelo menos 10 anos. Isso ajuda a explicar a ascensão do K-POP por lá.

Agora, que é muito interessante ver como os jovens de diferentes países e culturas estão se entendendo, com toda a certeza é.

Pelo visto, os governantes norte-americanos terão que se preocupar com outra plataforma sem os filtros e as manipulações das redes sociais locais.

Só espero que o RedNote esteja preparado para o que vai enfrentar no futuro. É bom anotar tudo o que o TikTok está passando neste momento, e aprender as lições desde já.


Compartilhe