Conheça 3 apps que ajudam no combate à violência doméstica

Compartilhe

Legenda: Uma mulher é morta a cada nove horas durante a pandemia no Brasil / Autor: Kat Jayne / Fonte: Pexels

Desde o começo da pandemia houve uma queda no registro de casos de violência doméstica no Brasil. Especialistas acreditam que isso não reflete a realidade vivida nos lares do país enquanto famílias vivem o isolamento social. Na verdade, acredita-se ser resultado de falta de espaço e oportunidade para fazer denúncias enquanto vítima e agressor passam 24 horas por dia lado a lado.

 

Em casos assim, fica difícil fazer uma ligação ou pedir ajuda de algum parente ou amigo. Em tempos de pandemia, os aplicativos de denúncia têm se mostrado mais importantes do que nunca. Dados fornecidos pelo Universo Delas apontam que no aplicativo Salve Maria, específico para mulheres do Piauí, as denúncias pelo app cresceram 32% no estado durante o isolamento.

 

Confira três aplicativos que podem ser usados para fazer uma denúncia anônima ou mesmo buscar ajuda:

 

 

 

 

Todas Por Uma

 

 

O aplicativo Todas Por Uma é um portal de comunicação e pedido de ajuda para os chamados anjos. Quando abrir o app, você vai se deparar com um mapa da sua localização em tempo real. A partir dessa tela você encontra as funcionalidades dessa tecnologia. Você pode cadastrar um anjo, que na verdade é adicionar o contato de uma pessoa de confiança para uma emergência sempre que você precisar de ajuda. Quando enviar um pedido de socorro, essa pessoa receberá um SMS. Você pode abrir uma ocorrência, inserindo mais detalhes, como nome, data do ocorrido, local da ocorrência e o tipo de assédio sofrido. Quando você salva a ocorrência o anjo recebe esses dados e seu pedido de ajuda. Outra funcionalidade interessante é que segurando a tela você pode adicionar um local de risco no mapa, assim, outras mulheres que passarem pelo local estarão mais atentas. Além disso, é um aplicativo educativo, com diversas informações para mulheres.

 

 

 

 

PenhaS

 

 

Com o aplicativo PenhaS você tem acesso a um chat secreto para conversar sem medo. Você pode escolher com quem quer conversar e fica de forma anônima. O intuito é criar uma rede de apoio entre mulheres, qualquer uma pode baixar e fazer parte da rede de diálogo para acolhimento. As usuárias podem cadastrar até cinco contatos da sua confiança para serem contatados em situação de emergência, bastando acionar o botão de pânico. Um mapa também mostra a delegacia da mulher mais próxima e traça uma rota para chegar lá. Além disso, é possível colher provas ativando uma gravação de áudio que vai captar o som ambiente. Também existe um canal de informação para empoderar mulheres a saírem desse ciclo.

 

 

 

 

Linha Direta

 

 

Esse aplicativo não é específico para violência doméstica, e sim para qualquer pessoa em situação de perigo. É um canal de comunicação entre você e a polícia militar. Você cadastra seu endereço e pode emitir um sinal de alerta quando precisar de ajuda naquela localidade. Também pode adicionar vizinhos e familiares que podem prestar atendimento mais rápido. Quando você aciona o botão de alarme ele começa a gravar 15 segundos, manda automaticamente o conteúdo para a polícia e os contatos cadastrados e fecha sozinho de forma discreta.

 

A tecnologia está à disposição da segurança, integridade e mesmo saúde da população. Hoje em dia existem aplicativos para todos os cuidados, desde o controle da saúde física aos cuidados com a saúde mental, basta encontrar as ferramentas certas. Compartilhe essa informação e ajude a salvar a vida de muitas mulheres.


Compartilhe