O Android 15 é uma realidade, pelo menos para os proprietários dos dispositivos Pixel. Apesar de ser um lançamento residual, ao menos o novo sistema operacional é oficial e, em algum momento no futuro, deve desembarcar nos demais smartphones compatíveis com ele no mercado.
O sistema operacional conta com novas proteções de software, melhorias nos sistemas de câmeras que envolvem algumas porções de Inteligência Artificial, sistema de multitarefa e conectividade por satélite, entre outras novidades.
Para ajudar a vida dos mais leigos, compilamos de forma breve e bem resumida 15 das principais novidades que o Android 15 oferece para os usuários.
As 15 novidades do Android 15
- Proteção antirroubo: O Android 15 aprimora a segurança ao exigir autenticação para desligar o “Find My Device”, bloqueando o dispositivo após várias tentativas falhas.
- Espaço privado: Um cofre virtual onde é possível ocultar aplicativos, com desbloqueio via segurança adicional, através do uso da impressão digital.
- Melhorias para tablets e dobráveis: A barra de tarefas em dispositivos com telas maiores, como tablets e dobráveis, agora permite fixar e desfixar aplicativos favoritos de forma mais eficiente.
- Atualizações da câmera: Melhor desempenho em condições de baixa luminosidade e maior controle para aplicativos de terceiros sobre algumas funções específicas como flash e exposição.
- Conectividade via satélite: Aplicativos de mensagens podem usar a conectividade por satélite para enviar SMS em áreas sem Wi-Fi ou sinal de redes móveis.
- Melhorias em Passkeys: A nova versão facilita o login em aplicativos com um toque, usando a tecnologia Passkeys para maior segurança e conveniência para os usuários.
- Gravador de tela avançado: Agora é possível gravar atividades específicas de um aplicativo, mesmo ao alternar entre apps, protegendo informações privadas no vídeo registrado.
- Atalhos para dois aplicativos: O Android 15 traz a funcionalidade de abrir dois aplicativos simultaneamente no modo de tela dividida, melhorando a multitarefa do dispositivo.
- Arquivamento de aplicativos: A função de arquivamento de aplicativos agora está disponível de forma nativa no Android, e passa a ser compatível com todos os apps, liberando espaço no dispositivo de forma inteligente.
- Configuração de aplicativos NFC: Agora é possível usar qualquer app de carteira digital para pagamentos NFC, e não apenas o Google Wallet (essa regra não era aplicada de forma nativa em todos os smartphones Android, pois passava por customização dos fabricantes).
- Visualização aprimorada de widgets: As prévias de widgets ao serem adicionados à tela inicial são mais precisas, correspondendo ao resultado final do elemento em tela.
- Bluetooth reativado automaticamente: Caso o Bluetooth seja desativado, o Android 15 pode reativá-lo automaticamente no dia seguinte para garantir a funcionalidade do “Find My Device”.
- Volta previsível: A função permite visualizar a tela para a qual retornaremos antes de concluir o gesto de voltar, um elemento que agora está disponível para todos os usuários.
- Modo webcam aprimorado: Usar o Pixel como webcam ficou melhor, com suporte a vídeo em Full HD a 30 FPS, garantindo maior qualidade em videoconferências.
- Novo ajuste de volume: O controle de volume ganhou um design mais compacto e novas animações, facilitando o ajuste de som no dispositivo.
Quando o Android 15 vai chegar ao meu smartphone?
Isso vai depender basicamente da boa vontade do fabricante do seu smartphone.
Neste momento, o Android 15 está em modo AOSP (Android Open Source Project), o que permite que qualquer fabricante faça a cópia do código-fonte do sistema para realizar as modificações para suas respectivas capas de personalização.
Esse processo pode levar mais ou menos tempo, dependendo da profundidade de mudanças que cada fabricante precisa fazer.
Ou seja, tenha uma boa dose de paciência e espere pelo Android 15. Uma hora ele vai chegar ao seu telefone.
Exceto é claro se o seu dispositivo for muito antigo. Aí, só comprando um telefone novo mesmo.
Fonte: Blog do Google