Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Configure o smartphone para bloquear sua localização

Configure o smartphone para bloquear sua localização

Compartilhe

Voltamos ao tema de privacidade, uma pauta que está se tornando cada vez mais frequente aqui e em outros blogs de tecnologia. Essa é uma das grandes preocupações dos usuários de smartphones, apesar do conceito do “uma vez na internet, não tem volta” ser uma verdade inescapável.

Ainda existem formas de escapar da invasiva insistência de aplicativos, sites e serviços em identificar a nossa localização no celular. Com o ajuste de algumas configurações, você evita esse rastreamento, conseguindo um pouco mais de privacidade no seu deslocamento.

Vamos ver nesse post quais são essas configurações que precisam ser modificadas para evitar o rastreamento através do smartphone Android.

 

 

 

Desative a localização a partir dos ajustes

 

É a forma mais simples para evitar ser localizado pelo smartphone. Você pode simplesmente desligar esse recurso com um simples deslizar no seu item correspondente no segmento Localização.

Dessa forma, nenhum aplicativo vai ter acesso ao recurso, de modo que você poderá se deslocar sem ser localizado e, dessa forma, sem receber propagandas invasivas em função de onde você está.

 

 

 

Regule as permissões dos aplicativos

 

O Android melhorou bastante no tema das permissões dos aplicativos, e os usuários contam com muito mais controle para realizar ajustes específicos em situações pontuais.

Para ajustar tais recursos, siga os passos abaixo:

 

  1. Pressione e segure o ícone do aplicativo do qual deseja desativar o local.
  2. Você selecionará onde diz “Informações”.
  3. Agora, toque em “Permissões”, depois em “Localização” e por último em “Negar”.

 

O uso desse recurso é importante, pois você deixa a localização ativa no samrtphone para os aplicativos que realmente precisam desse recurso (Uber, Google Mapas, etc), mas não em outros apps que não queremos que nos localizem no mundo.

 

 

 

Bloqueando a localização pelo Google

 

Se você se incomoda com o fato do Google saber qual é a sua localização o tempo todo, faça o seguinte:

 

  1. Entre em Configurações, depois em “Conta”, e depois em “Google”.
  2. Toque em “Gerenciar sua conta do Google” e depois em “Dados e personalização”.
  3. Em seguida, pressione “Histórico de desempenho” e, por fim, desative a função ao deslizar.
  4. Dessa forma, o Google não vai acessar de forma alguma a sua localização. Por outro lado, se você usa o Google Mapas o tempo todo, repense a ideia de desligar esse recurso.

 

 

 

Coloque uma localização falsa

 

Você pode estabelecer uma localização falsa do seu smartphone com a ajuda de uma VPN (Virtual Private Network), que vai mascarar a sua real localização, permitindo que você escolha uma rota ou local alternativo.

Para isso, faça o seguinte:

 

  1. Você deve inserir as configurações e clicar em “Outras conexões sem fio” ou procurar pela VPN na barra superior.
  2. Agora, você vai tocar em “Adicionar conexão” e depois vai configurá-la.
  3. Por fim, você vai inserir todos os dados necessários para se conectar à VPN, que são fornecidos pelo seu provedor.
  4. É um recurso mais pensado nos usuários avançados e com experiência no uso da VPN. Por outro lado, é uma solução muito eficiente para evitar a identificação da sua localização por sites e aplicativos.

 

 

 

Não faça a triangulação de sua posição

 

O smartphone também pode determinar a sua localização através da busca pelos endereços da rede WiFi e via Bluetooth. Os dois recursos existem justamente para melhorar a identificação do posicionamento dos usuários por parte dos aplicativos.

Logo, você pode desativar esses dois recursos de triangulação para bloquear esse rastreamento da localização do dispositivo.


Compartilhe