Compartilhe

Uma excelente pergunta. E uma pergunta que ocupou a mente de muitos usuários depois da apresentação da Apple na WWDC 2020. Com o anúncio do Apple Silicon, muitos se perguntam se compram um MacBook com processador Intel agora, ou se espera a chegada dos novos chips baseados em ARM para daqui a dois anos.

A confusão é mais do que natural nesse momento, e vamos tentar esclarecer essas dúvidas, considerando as diferentes possibilidades de uso e os diferentes perfis de usuários.

Só pra lembrar: quando a Apple passou do PowerPC para os processadores Intel, foi como se aparecesse uma linha completamente nova de produtos chamada MacBook. E nunca existiu um MacBook sem processadores Intel.

Pelo menos até agora.

Agora, é preciso ter um pouco mais de critério para escolher o MacBook correto para as suas necessidades. Nesse momento, não dá para saber se as duas plataformas serão rigorosamente iguais. Apenas quando os primeiros modelos com ARM chegarem ao mercado no final de 2020.

Tudo indica que o primeiro Mac a chegar com ARM será o Mac Mini, uma vez que o kit de desenvolvimento para esse chip é em uma edição especial do produto. De qualquer forma, vamos tentar dar alguns conselhos gerais que podem ajudar na compra do seu futuro Mac.

A Apple prometeu uma transição da Intel para o ARM em no máximo dois anos, de modo que a nova plataforma só deve ser para valer nos produtos em 2021.

 

 

 

Se você pensa em comprar um novo MacBook Pro 13 ou um MacBook Air 13

 

São modelos que foram atualizados recentemente, e entregam um desempenho excelente. Se a sua necessidade é a curto prazo, pode fazer a compra. Esses modelos só devem receber o ARM em 2021 ou depois disso.

 

 

 

Se você quer usar principalmente o Photoshop ou o Final Cut

 

Vale a pena esperar. O Adobe terá um acesso mais cedo ao ARM, com o Photoshop já funcionando sem problemas, e o Final Cut está funcionando de forma similar e nativa. Ou seja, o desenvolvimento futuro dos dois aplicativos serão voltados para o Apple Silicon daqui para frente.

 

 

 

Você tem vários apps nativos e não necessariamente os mais populares

 

Pode comprar um Mac Intel, pois a transição tende a ser mais tranquila. Os outros aplicativos menores e/ou independentes devem rodar em modo emulado via Rosetta 2, o que deve funcionar bem, mas não ótimo.

 

 

 

 

Se você quer a melhor duração de bateria possível

 

Pelo maior controle que a Apple deve ter no seu hardware, os MacBooks com ARM devem entregar uma considerável melhoria na autonomia de bateria. E se você quer ficar mais tempo longe da tomada, é recomendado esperar pelos novos produtos.

 

 

 

Se você usa o Mac para jogar

 

Aqui pode estar o fim da linha para rodar os jogos do PC mais tradicionais no Mac via Steam e outras plataformas. Mas a capacidade de rodar um jogo no iOS e iPadOS com facilidade além do suporte para os controles pode tornar os jogos do Apple Arcade ainda mais ambiciosos no macOS. Quem sabe vale a pena esperar um pouco.

 

Ainda temos mais perguntas que respostas nesse processo de transição, especialmente quando diferentes modelos vão passar de uma plataforma para outra, em uma transição que deve levar pelo menos dois anos para acontecer.

E depois disso, o MacBook com Intel será coisa do passado.


Compartilhe