Compartilhe

O Twitter realizou nessa semana a sua maior mudança de interface dos últimos cinco anos, adotando um design que unifica as plataformas de desktop e mobile. Particularmente, a mudança me agradou, mas eu entendo que pode não ter caído no gosto de outros usuários.

Isso era esperado. Não existe unanimidade nessa vida, e essa mudança veio para ficar. Mas sempre existe uma forma de adiar ou desfazer algo que mudou, e no caso da interface do Twitter, não é diferente.

Existe uma forma de voltar ao design antigo do Twitter: “enganando” os servidores para que eles ofereçam a versão antiga no lugar da nova.

 

 

Como voltar ao design antigo do Twitter

 

Para isso, você precisa se aproveitar do fato que o novo Twitter ainda não é compatível com as versões antigas do Opera. Provavelmente vai ser em algum momento no futuro, mas até lá, basta visitar a página do microblog com uma versão do Opera que não seja a atual, e você verá o Twitter na sua versão clássica.

Ou seja, o primeiro método é basicamente instalar uma versão antiga do Opera para usar a versão antiga do Twitter. Algo não muito prático para quem não usa o navegador, sem falar que, em algum momento, ele terá que ser atualizado no futuro.

Logo, o segundo método é mudar o “agente de usuário”, ou User Agent, do seu navegador. Ele é um identificador que indica qual é o navegador que estamos usando, e qual é a sua versão. Assim, o programador pode criar diferentes versões de um site para diferentes navegadores.

Quando entramos no Twitter, o servidor verifica o agente de usuário, e se detecta se é uma versão antiga do Opera, ele vai exibir a versão antiga do site. Várias extensões podemo mudar o agente de usuário dos navegadores. Basta você procurar aquele que mais se ajusta às suas necessidades.

 

 

Mudar o agente de usuário no Firefox

 

 

Uma vez instalada a extensão, vá nas configurações da mesma. No caso do Firefox, você consegue isso clicando na extensão e entrando em Preferências.

Você vai ver uma lista de agentes de usuário para escolher. No final, você vai ter que adicionar uma nova. Na seção Label, coloque o nome que quiser, como por exemplo Opera Velho, e na seção Category, escolha Desktop. Em String, cole a linha abaixo:

Opera/9.80 (Windows NT 6.1; WOW64) Presto/2.12.388 Version/12.18

 

 

Então, basta entrar no Twitter, clicar na extensão de User Agent e selecionar o item que você acabou de criar. Quando você carregar o microblog, a interface antiga vai aparecer.

 

 

Mudar o agente de usuário no Chrome

 

 

Uma vez instalada a extensão, clique com o botão direito sobre o ícone da extensão e clique em Configurações.

Você verá a lista de agentes de usuário disponíveis, e aqui também é preciso criar um novo. Primeiro, em New User-agent Name, coloque o nome que quiser, como Opera Velho. Na seção New User-Agent String, cole a linha abaixo:

Opera/9.80 (Windows NT 6.1; WOW64) Presto/2.12.388 Version/12.18

Em Indicator Flag, clique um indicador qualquer, como OV (Opera Velho). Por fim, clique em Add.

Entre no Twitter, e clique no botão da extensão para ativar o novo agente de usuário.


Compartilhe