TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como voltar do Windows 11 para o Windows 10 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como voltar do Windows 11 para o Windows 10

Como voltar do Windows 11 para o Windows 10

Compartilhe

No dia da publicação deste post, terão passados 7 dias do lançamento do Windows 11. E muitos usuários já tiveram a chance de testar o novo sistema operacional da Microsoft e, com sorte, decidir por si se vale a pena continuar com ele ou voltar para o Windows 10.

E você só tem mais três dias (a partir da data de publicação deste post) para tomar esta decisão, pois a Microsoft só permite que você volte para o Windows 10 em até 10 dias após a instalação do Windows 11. Depois dessa janela de tempo, você só volta atrás se formatar o seu computador por completo, realizando uma instalação limpa.

Se você está com o Windows 11 e se arrependeu do que encontrou na nova versão, vamos mostrar neste post como é possível voltar para o Windows 10, tanto para quem ainda está na janela dos primeiros 10 dias de instalação da nova versão como para quem passou desse prazo e vai precisar formatar o computador.

 

 

 

Como voltar para o Windows 10 antes dos primeiros 10 dias

O processo é bem simplificado neste caso:

Abra o painel de configurações do Windows 11 (pressionando simultaneamente as teclas Windows + i) e acesse o segmento Sistema > Recuperação. Na nova janela que vai abrir, você vai ver um botão que indica que você pode voltar para a versão anterior do sistema operacional. Clique neste botão.

Uma janela de assistente vai perguntar por que você quer voltar ao Windows 10 e, depois, se você deseja ou não fazer o download de atualizações para essa versão. O assistente vai avisar que você vai precisar instalar alguns aplicativos e programas, e que todas as mudanças realizadas nas configurações do computador durante a instalação do Windows 11 serão perdidas.

O assistente também vai recomendar que você crie uma cópia de segurança dos seus arquivos, apesar de enfatizar que os mesmos não serão afetados pelo processo de downgrade. É importante fazer o backup dos arquivos pessoais, pois você nunca sabe o que pode acontecer.

Tenha em mãos a senha que você usava no Windows 10 antes de realizar o processo, pois você pode precisar dela.

Ao avançar no assistente, a última tela disponível terá o botão que vai indicar o início do processo de retorno para o Windows 10. Clique nele, e o procedimento de downgrade vai começar.

 

 

 

Como voltar para o Windows 10 depois de 10 dias

Aqui, a cópia de segurança dos seus dados, já que o procedimento vai apagar todos os seus dados armazenados no disco rígido.

Faça o seguinte:

  • Execute o arquivo baixado ( MediaCreationTool21H1.exe ) e aceite o contrato de licença.
  • Na próxima tela, você deve selecionar a opção “Atualizar este computador agora”, após o qual o assistente irá proceder ao download do Windows 10 para o seu sistema. Depois disso, ele se conectará para baixar as atualizações mais recentes disponíveis.
  • Ele solicitará que você confirme sua seleção. Depois de fazer isso, você irá para uma nova tela onde poderá clicar em ‘Instalar’ quando estiver pronto. 
  • Agora não há como voltar atrás: o processo de instalação demorará muito, durante o qual seu sistema será reiniciado várias vezes. Depois que tudo estiver feito, seu Windows terá bordas de janela retas e os botões da barra de tarefas alinhados à esquerda. 

Compartilhe