TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Como você vai recarregar o seu smartphone no futuro? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Telefonia | Como você vai recarregar o seu smartphone no futuro?

Como você vai recarregar o seu smartphone no futuro?

Compartilhe

Ainda carregamos o nosso smartphone por cabo nos dias de hoje, mesmo com toda a popularização dos métodos de recarga sem fio. Um dos motivos para isso acontecer é a preservação da vida útil da bateria, prolongando a vida da mesma por retardar o efeito de degradação desse item de hardware.

Porém, o mundo de hoje é muito mais dinâmico do que isso, e as pessoas desejam uma maior versatilidade para não mais ficarem presos a uma tomada o tempo todo. E, por causa disso, os métodos de recarga sem fio podem se tornar dominantes em um futuro próximo.

Será que a recarga do smartphone via USB-C está mesmo prestes a desaparecer? Ou é apenas uma visão de futuro que pode não acontecer?

 

A carga sem fio pode ser dominante

Com a decisão da União Europeia em estabelecer o padrão USB-C como método de recarga de bateria dos smartphones e outros dispositivos eletrônicos, a Apple tem dois caminhos a seguir: ou segue as regras, ou parte para um iPhone com recarga de bateria exclusivamente sem fio.

Há quem diga que Tim Cook e companhia não vai querer dar o braço a torcer, e vai lançar no futuro um iPhone que vai trabalhar com a recarga de bateria sem fio de forma exclusiva e prioritária. Por outro lado, alguns representantes da Apple confirmam que o iPhone vai receber o USB-C no futuro, mas faz isso protestando pela decisão recém tomada pela normativa europeia.

Enquanto esses exercícios de futurologia acontecem, a mesma Comissão Europeia confirmou que vai trabalhar para harmonizar a recarga sem fio e a interoperabilidade a partir dos avanços técnicos estabelecidos. Ou seja, não teremos uma postura que será totalitária ou exclusivista para uma ou outra tecnologia.

O momento para a Apple tomar uma decisão a favor da recarga de bateria em modo sem fio de forma definitiva é positivo, pois essa é uma tecnologia que deve melhorar de forma considerável nos próximos anos, se popularizando ainda mais neste aspecto. E essa é a forma mais eficiente para deixar de incluir os carregadores nos kits de venda, adotando de alguma forma um formato de recarga “universal”.

Por outro lado, a tecnologia de recarga com cabo USB-C avançou de forma tão consistente, que seria um crime abandonar esse recurso neste momento.

 

Não vai desaparecer, mas será cada vez menos utilizada

Pelo menos neste momento, não dá para se livrar do modo de recarga de bateria do smartphone através do cabo USB-C. Afinal de contas, com recursos como o que temos neste momento, com alguns fabricantes entregando telefones com velocidades de recarga generosas, fica difícil abandonar esse formato agora. Muitos ainda vão se beneficiar disso.

Por outro lado, os sistemas de recarga de bateria sem fio também estão melhorando com uma velocidade impressionante. Por exemplo, um dos recentes lançamentos da OPPO no mercado foi justamente um carregador sem fio que pode alcançar uma velocidade de aproximadamente 240W. Com siso, é possível carregar a bateria de um smartphone neste método em apenas 10 minutos.

Ou seja, os dois principais métodos de recarga de bateria para um smartphone ainda funcionam bem e continuam a evoluir. E assim será por mais algum tempo. Logo, não pense que vamos mudar de uma hora para outra do formato de recarga com cabo para a recarga sem fio.

Neste momento, ainda é mais seguro para a vida útil de sua bateria recarregar o telefone com o método tradicional, com cabo e em velocidade mais lenta. Até que as tecnologias deste importante elemento de hardware do telefone mudem de forma sustentável.

Por outro lado, não podemos pensar que a recarga por cabo vai desaparecer, mas ainda vai passar por um período ainda maior de adaptação e adoção do formato. Ele pode ficar em segundo plano por mais algum tempo. Porém, tudo pode mudar (obviamente) daqui a cinco ou dez anos.


Compartilhe