Nos últimos 10 anos, a Google realizou a cartografia de cada rua, avenida e caminho existente ao redor do planeta. Utilizando uma frota de carros e centenas de motoristas, cada canto do planeta foi coberto, com fotos que podem ser apreciadas no Google Street View.

Com o Google Street View, podemos “visitar” locais sem a necessidade do deslocamento físico. Isso nos ajuda a encontrar uma localização ou conhecer um estabelecimento antes da visita. Mas é sempre importante lembrar que são apenas fotos combinadas, e nada mais.

Várias visitas ao mesmo local são necessárias para manter a ferramenta atualizada. E, por conta disso, é possível observar como mudou um ponto específico de uma cidade, visitando o passado de um local no Google Mapas.

Mesmo que nem todos os pontos no mapa contem com diferentes fotos, a grande maioria tem. E para observar o passado de um local, basta ir ao Google Mapas, escolher o local e arrastar o Pegman, o boneco amarelo do Street View, até a localização que deseja visitar, e ativar a ferramenta.

 

 

Ao entrar no Street View, a informação do ponto observado aparecerá em um lembrete no lado superior esquerdo. Aqui, se tiver um arquivo de imagens disponível, você encontra o ícone específico (um relógio dentro de duas flechas), e ao clicar nele, é possível ver uma linha do tempo. Ao deslizar o marcador sobre ela, podemos observar as fotos do passado desse ponto específico.

Apesar de ser uma opção limitada pela capacidade humana da equipe da Google, é uma curiosidade bem interessante. É possível ver alguns monumentos ou locais importantes para você, e descobrir como eram vistos anos antes.

 

 

E nunca sabemos o que podemos encontrar em cada visita.