TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como verificar se sua internet está mais lenta por causa do confinamento | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como verificar se sua internet está mais lenta por causa do confinamento

Como verificar se sua internet está mais lenta por causa do confinamento

Compartilhe

As conexões de internet estão enfrentando as consequências da pandemia. Com o confinamento, aumentou de forma substancial o tráfego de dados nos lares, e é preciso usar uma ferramenta especializada para comprovar se o desempenho das redes caiu ou não.

O teletrabalho se tornou essencial para que empresas e profissionais se mantenham em funcionamento. O mesmo acontece com o ensino à distância, fundamental para os alunos não perderem o ano letivo. As duas atividades resultaram em um importante aumento no uso de recursos como as videoconferências e videoaulas, e ambas consomem muitos dados. Sem falar no consumo de dados para o ócio eletrônico (videogames e streaming de vídeo on demand).

As operadoras sugerem a racionalização do uso de internet para garantir um bom serviço para todos, mas reforçaram as redes para suportar a demanda maior. Por outro lado, os serviços de streaming reduziram a qualidade da transmissão. Porém, muitos estão notando a queda de desempenho da conexão de internet.

Nesse post, indicamos como você pode verificar se a sua internet perdeu ou não desempenho.

 

 

 

Antes da verificação, leve em conta isso aqui

 

1) A velocidade máxima de conexão só está disponível em redes cabeadas Ethernet LAN.
2) Desconecte todos os pontos de acesso da casa, e deixe ligado apenas o roteador principal.
3) Desconecte dispositivos com outros serviços abertos (P2P, streaming, etc), pois isso pode distorcer os resultados dos testes.
4) Apenas o equipamento de testes deve estar conectado ao roteador principal na hora do teste.
5) Efetue várias medições e em diferentes horários para obter uma média do dia.
6) Testes em redes WiFi vão entregar velocidades menores.
7) Para testes WiFi, tente localizar um canal menos saturado e fique o mais próximo possível do roteador.
8) Para testes de banda larga móvel, procure uma área aberta e com bom sinal do provedor.

 

 

 

Testando a velocidade das conexões de internet

 

 

Vários aplicativos podem realizar esses testes, e nesse momento é interessante testar para saber se sua conexão foi ou não afetada pelo maior tráfego pelo COVID-19. Mas vamos indicar o nosso próprio medidor de velocidade, fornecido em parceria com a nPerf.com, que é bem confiável e simples de usar.

Basta clicar nesse link em qualquer navegador web, e vai abrir a página da ferramenta de teste, que nos oferece dados como o IP público, sua localização e o provedor de internet. Com um simples clique, o teste começa (você pode escolher o servidor que vai fazer o teste, lembrando que o mais próximo de sua residência vai oferecer os melhores resultados).

A ferramenta vai medir a velocidade máxima alcançada de download e de upload, assim como o ping obtido. O resultado será apresentado, e você pode salvar os dados para uma comparação em um momento posterior.

O teste pode ser feito com conexões Ethernet LAN, WiFi e redes de internet móvel (LTE, 4G, 3G, EDGE, etc).

 

 

 

Como melhorar a sua conexão de internet?

 

Com algumas técnicas e dicas simples, é possível melhorar a conexão de internet da sua casa:

1) Use a rede com fio sempre que possível.
2) Teste o melhor DNS para sua rede.
3) Selecione o canal menos saturado se estiver usando conexões Wi-Fi.
4) Gerencie a operação do roteador.
5) Selecione a melhor localização para roteadores Wi-Fi e pontos de acesso.
6) Priorize o tráfego para atender às necessidades mais importantes, reservando o uso de ferramentas de lazer, videogames, streaming, reprodução de vídeo ao vivo para as horas de menos tráfego. Normalmente esse horário de maior calmaria na internet é durante à noite, embora com o confinamento é difícil determinar quando a noite chega e quando o dia começa.


Compartilhe