Como verificar se sua internet está mais lenta por causa do confinamento

Compartilhe

As conexões de internet estão enfrentando as consequências da pandemia. Com o confinamento, aumentou de forma substancial o tráfego de dados nos lares, e é preciso usar uma ferramenta especializada para comprovar se o desempenho das redes caiu ou não.

O teletrabalho se tornou essencial para que empresas e profissionais se mantenham em funcionamento. O mesmo acontece com o ensino à distância, fundamental para os alunos não perderem o ano letivo. As duas atividades resultaram em um importante aumento no uso de recursos como as videoconferências e videoaulas, e ambas consomem muitos dados. Sem falar no consumo de dados para o ócio eletrônico (videogames e streaming de vídeo on demand).

As operadoras sugerem a racionalização do uso de internet para garantir um bom serviço para todos, mas reforçaram as redes para suportar a demanda maior. Por outro lado, os serviços de streaming reduziram a qualidade da transmissão. Porém, muitos estão notando a queda de desempenho da conexão de internet.

Nesse post, indicamos como você pode verificar se a sua internet perdeu ou não desempenho.

 

 

 

Antes da verificação, leve em conta isso aqui

 

1) A velocidade máxima de conexão só está disponível em redes cabeadas Ethernet LAN.
2) Desconecte todos os pontos de acesso da casa, e deixe ligado apenas o roteador principal.
3) Desconecte dispositivos com outros serviços abertos (P2P, streaming, etc), pois isso pode distorcer os resultados dos testes.
4) Apenas o equipamento de testes deve estar conectado ao roteador principal na hora do teste.
5) Efetue várias medições e em diferentes horários para obter uma média do dia.
6) Testes em redes WiFi vão entregar velocidades menores.
7) Para testes WiFi, tente localizar um canal menos saturado e fique o mais próximo possível do roteador.
8) Para testes de banda larga móvel, procure uma área aberta e com bom sinal do provedor.

 

 

 

Testando a velocidade das conexões de internet

 

 

Vários aplicativos podem realizar esses testes, e nesse momento é interessante testar para saber se sua conexão foi ou não afetada pelo maior tráfego pelo COVID-19. Mas vamos indicar o nosso próprio medidor de velocidade, fornecido em parceria com a nPerf.com, que é bem confiável e simples de usar.

Basta clicar nesse link em qualquer navegador web, e vai abrir a página da ferramenta de teste, que nos oferece dados como o IP público, sua localização e o provedor de internet. Com um simples clique, o teste começa (você pode escolher o servidor que vai fazer o teste, lembrando que o mais próximo de sua residência vai oferecer os melhores resultados).

A ferramenta vai medir a velocidade máxima alcançada de download e de upload, assim como o ping obtido. O resultado será apresentado, e você pode salvar os dados para uma comparação em um momento posterior.

O teste pode ser feito com conexões Ethernet LAN, WiFi e redes de internet móvel (LTE, 4G, 3G, EDGE, etc).

 

 

 

Como melhorar a sua conexão de internet?

 

Com algumas técnicas e dicas simples, é possível melhorar a conexão de internet da sua casa:

1) Use a rede com fio sempre que possível.
2) Teste o melhor DNS para sua rede.
3) Selecione o canal menos saturado se estiver usando conexões Wi-Fi.
4) Gerencie a operação do roteador.
5) Selecione a melhor localização para roteadores Wi-Fi e pontos de acesso.
6) Priorize o tráfego para atender às necessidades mais importantes, reservando o uso de ferramentas de lazer, videogames, streaming, reprodução de vídeo ao vivo para as horas de menos tráfego. Normalmente esse horário de maior calmaria na internet é durante à noite, embora com o confinamento é difícil determinar quando a noite chega e quando o dia começa.


Compartilhe