Como verificar se o seu processador é de 32 ou 64 bits | TargetHD.net TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content

Como verificar se o seu processador é de 32 ou 64 bits

Compartilhe

Praticamente todos os processadores modernos contam com uma arquitetura de 64 bits, mas ainda existem muitos computadores antigos que ainda podem usar processadores de 32 bits. E é preciso obter essas informações para saber qual é a versão do sistema operacional e aplicativos que você pode gerenciar.

Para quem está em dúvida sobre qual versão do seu processador (e, por consequência, o tipo de software que você deve utilizar com o seu equipamento), saiba que é fácil detectar o tipo de chip presente no equipamento, e em diferentes plataformas.

 

 

 

No Windows

 

1. Acesse o console do Windows
2. Execute o comando “echo %PROCESSOR_ARCHITECTURE%”. Aqui, você pode identificar se o processador é de 32 bits ou de 64 bits.

 

 

 

No Linux

 

1. Acesse ao terminal do Linux.
2. Execute o comando ‘iscpu’, onde além da arquitetura nos oferece várias informações sobre o processador, onde é possível assim confirmar se estamos utilizando um chip com 32 bits ou 64 bits.

 

 

 

Qual sistema operacional eu estou usando: 32 ou 64 bits?

 

 

Um processador de 32 bits só pode gerenciar sistemas operacionais de 32 bits, enquanto que um processador de 64 bits pode manejar SOs de 32 e 64 bits. Ainda que a tendência de desenvolvimento mundial aponte para a atualização de todo o software para 64 bits, ainda tem vários aplicativos disponíveis no mercado que se executam em 32 bits. E também é muito simples conhecer a versão do sistema operacional instalada no seu equipamento.

 

 

 

No Windows 10

 

1. Acesse Configurações > Sistema.
2. Clique na aba Sobre para saber qual é a versão do sistema operacional instalado.

 

 

 

No Windows 7, 8.1 e 10

 

1. Acesse o painel de controle.
2. Em Sistema, você vai ver a versão instalada.

 

 

 

No Linux

 

1. Vá na ferramenta de Configurações > Detalhes.
2. Em “Sobre”, você verá a informação da versão instalada

 

 

São formas bem simples para identificar essa configuração que pode ser muito útil para muita gente. Se você achou essa dica interessante, compartilhe com amigos e familiares.


Compartilhe