TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como verificar se a restauração do sistema está ativa no Windows 11 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como verificar se a restauração do sistema está ativa no Windows 11

Como verificar se a restauração do sistema está ativa no Windows 11

Compartilhe

A restauração do sistema operacional é algo que existe no Windows há muito tempo, e já salvou muitas vidas ao redor do mundo. É uma forma rápida e eficiente de resolver problemas no computador, dispensando a necessidade de realizar manutenções mais complexas e profundas.

Por outro lado, nem todo mundo sabe o que a restauração do sistema operacional realmente faz e, pior, não possui o recurso ativo no seu computador. Este recurso cria um backup do status de funcionamento do Windows, criando pontos de restauração que podem ser acionados no caso de problemas e eventos inesperados.

Este é um dos melhores recursos que o Windows oferece, e você precisa entender como ele funciona. Por isso, vamos mostrar neste post como descobrir se essa funcionalidade está ativa no Windows 11 e como você pode configurar o computador para usar essa ferramenta.

Antes de continuar, é sempre importante deixar registrado que o recurso de restauração do sistema operacional só vai funcionar de forma eficiente em um PC que tiver problemas de configuração e/ou funcionamento. O recurso não traz de volta arquivos e pastas que foram acidentalmente removidos pelo usuário.

Para a recuperação de arquivos perdidos, o procedimento é outro. Podemos falar sobre isso em outra oportunidade.

 

 

 

Como verificar se a restauração do sistema está ativa

Diferente do Windows 10, onde a configuração da restauração do sistema faz parte da configuração avançada do sistema no painel de controle, o Windows 11 facilita a vida nessa identificação, já que o recurso pode ser encontrado dentro do aplicativo de Configurações, mas nos níveis mais básicos.

Para descobrir se o recurso está ativo no seu Windows 11, faça o seguinte:

  1. Abra o menu Iniciar e clique no aplicativo Configurações.
  2. Em Configurações, clique em Sistema se ainda não estiver aberto. Em seguida, role até a parte inferior da página e selecione Sobre.
  3. Na página Sobre, clique em Proteção do Sistema na seção Links Relacionados. Isso abrirá a janela Propriedades do sistema.
  4. Nesta janela, verifique a seção Configurações de proteção. Se você encontrar um Desativado ao lado de sua unidade principal, a Restauração do sistema está desativada.

 

 

 

 

Como ativar a restauração do sistema no Windows 11

Basta seguir as etapas abaixo para proteger o seu computador contra imprevistos e problemas inesperados.

Depois de concluir a configuração do sistema operacional (após o processo de instalação ou atualização do Windows 11), a restauração do sistema está habilitada. Ou seja, o software vai criar automaticamente pontos de restauração do seu computador sempre e quando ocorrerem alterações específicas do sistema ou quando uma atualização for aplicada.

Mas se você quer ativar a restauração do sistema de forma manual no Windows 11, faça o seguinte:

  1. Pressione o botão Início e escolha o aplicativo Configurações.
  2. Clique em Sistema no lado esquerdo da navegação se ainda não estiver selecionado. Em seguida, clique em Sobre na parte inferior da página.
  3. Na seção de links relacionados, clique em Proteção do sistema para abrir a janela Propriedades do sistema.
  4. Encontre a seção Configurações de proteção e selecione sua unidade principal. Em seguida, clique no botão Configurar.
  5. Na seção Restaurar configurações, selecione a opção Ativar proteção do sistema.

Compartilhe