Para quem atualizou o Google Chrome para a versão 70 ou superior, saiba que ele tem a função Picture-In-Picture, que permite ver os vídeos de plataformas de streaming (como o YouTube, por exemplo) enquanto você trabalha em outras coisas no computador.

O PIP está disponível no Chrome desde a versão 69, mas tinha que ser ativada pelo usuário através das flags. Agora, na versão 70 do Chrome, ela pode ser ativada de forma direta, e explicamos como fazer isso nesse post.

 

 

Como ativar o PIP no Google Chrome

 

Para isso, abra o site do YouTube, e abra o vídeo que você quiser. Uma vez com o vídeo no play, passe o mouse sobre o vídeo e clique no botão direito.

E aqui é preciso fazer uma pausa para explicar um pequeno detalhe.

O YouTube tem o seu próprio menu contextual quando fazemos um clique no botão direito do mouse sobre um vídeo. Para abrir o menu contextual do Chrome, é preciso clicar uma segunda vez com o botão direito sobre o vídeo em reprodução. Aqui, vai aparecer um menu diferente do primeiro que apareceu.

Nesse segundo menu, busque a opção PIP. Ali, uma janela flutuanet eé aberta, e o vídeo será exibido em escala menor, naquela janela. A janela pode ser reajustada, para deixá-la maior ou menor, de acordo com o seu gosto.

Por outro lado, na janela normal do YouTube, vemos uma tela preta com uma mensagem que indica que o vídeo está em reprodução em modo PIP. Além disso, nas janelas do navegador, vemos uma pequena janela azul que avisa que o modo PIP está ativo.

Uma vez que o vídeo está em PIP, você pode seguir navegando na internet sem problemas. Lembrando que a janela com o vídeo vai se sobrepor a qualquer outra janela ou aplicativo.

Se essa opção não aparecer para você, talvez seja preciso atualizar o seu Google Chrome. Para isso, vá em Ajuda > Informações do Google Chrome, e lá deve ter a indicação do Chrome 70.