Compartilhe

O Windows 10 pode informar sobre a saúde da bateria do seu notebook, o que é algo bem importante na hora de comprar um notebook de segunda mão, ou quando o seu notebook atual não está entregando a autonomia esperada.

Um simples comando oculto executado no Prompt de Comando do Windows 10 pode mostrar os detalhes da bateria, e com cálculos específicos podemos determinar qual é a sua vida útil (porcentagem de capacidade restante de fábrica) e horas de tela de uma determinada sessão de trabalho.

Como você pode vir a precisar disso um dia, vamos mostrar nesse post como você pode acessar os dados de bateria do seu notebook com Windows 10.

 

 

 

Como acessar o arquivo com a informação da bateria

 

Você precisa abrir o Prompt de Comando do sistema operacional e digitar o comando powercfg /batteryreport, e teclar Enter.

Vai aparecer a mensagem que foi salvo o relatório de duração de bateria na rota de acesso “C:\Users**NOME_DO_USUÁRIO**\battery-report.html”. Vá até esse endereço, e você vai encontrar o arquivo que vai exibir todas as informações sobre a sua bateria no navegador web.

 

 

O relatório mostra o nome da bateria, seu fabricante, material da bateria, capacidade da bateria de fábrica e a capacidade atual da bateria. Por fim, também é possível ver o contador de ciclos de recarga.

Em uma bateria mais desgastada, o número de ciclos será muito maior, e a capacidade atual será muito menor. Dividindo o número atual pelo número de fábrica e multiplicando por 100, você tem a porcentagem de vida útil da bateria.

 

 

Por exemplo, um notebook com 157 ciclos de carga com uma capacidade de recarga muito menor que a de fábrica (24.000 mWh, contra 45.000 mWh da original), multiplicado por 100, entrega o resultado de 53% de vida útil. O que é muito pouco para uma bateria com apenas 157 ciclos de recarga.

O relatório oferece muitas informações adicionais, como o histórico de uso e de degradação da capacidade de fábrica, mostrando como a bateria vai se desgastando. Mas o que queremos aqui é entender o uso da bateria longe do carregador, e como melhor trabalhar com esse dado.

 

 

O gráfico mostra qual é a porcentagem de carga inicial ao desconectar o notebook do carregador, além do horário em que começamos a usar o portátil na bateria. O período de uso mostra o quanto de bateria foi consumida dentro de um determinado período de tempo, o que permite realizar um cálculo preciso de consumo, principalmente com a tela do portátil ligada.

Para isso, some todos os períodos onde o notebook teve que trabalhar apenas na bateria. Dá um pouco mais de trabalho obter esses números no Windows 10 do que no Android e iOS, mas ao menos você obtém informações precisas sobre esse consumo.

 

 

 

Considerações finais

 

Saber trabalhar com esse relatório de bateria e, principalmente, interpretar de forma correta esses números é algo bem importante para qualquer usuário. Um dos principais motivos para ter um notebook é poder utilizá-lo em qualquer lugar, longe de uma tomada.

Se o seu notebook atual não atende essas expectativas de uso em qualquer lugar sem depender do carreador, investigue o que pode estar acontecendo com esse consumo de bateria e tome providências sobre o assunto. Esse relatório é um dos procedimentos de manutenção mais recomendados antes de tomar qualquer tipo de decisão (seja para enviar o portátil para manutenção, seja para comprar um novo notebook com maior autonomia de bateria).


Compartilhe