Compartilhe

Se você é alguém que gosta de usar os serviços de mensagens e redes sociais com maior privacidade, escondendo a última hora da conexão ou desativando o famoso Verifique (aka os dois tracinhos azuis da discórida), você deve saber que WhatsApp vai deixar um pouco mais difícil a vida de quem quer manter essa privacidade.

O WhatsApp corrigiu um pequeno truque que permitia ver os estados de alguém sem a outra pessoa descobrir (bastava desativar as confirmações de leitura). Mas isso não significa que não podemos mais ver os estados sem que ninguém saiba: ainda existem dois truques que ainda estão funcionando e que explicamos abaixo.

 

 

Aguarde 24 horas para reativar a confirmação

Até agora, se você queria verificar o status de uma pessoa (ou de várias pessoas) sem que essa pessoa saiba que você viu, basta desativar as confirmações de leitura.

Para fazer isso, você só precisa seguir três etapas simples:

– No WhatsApp, entre em Configurações, à direita no menu do topo da tela.
– Entre as diferentes opções que aparecem em Configurações, escolha a primeira: Privacidade.
– Na parte inferior, desmarque a opção “Configurações de leitura”.

Quando você desativa essa opção, não será exibida para outras pessoas que você viu o status do WhatsApp, da mesma forma que você não sabia quem tinha visto o seu também. Depois, você pode ativá-lo novamente sem que o WhatsApp “adivinhe” o que você fez. Agora, no entanto, ao ativar a confirmação de leitura novamente, o WhatsApp envia as notificações pendentes e, sim, mostra que você leu a mensagem enquanto estava desativado.

A solução é bem simples, e só requer um quarto passo:

– Agora é essencial esperar 24 horas antes de ativar a confirmação de leitura novamente, pois os status desaparecem após esse tempo. Se o status deixar de existir, a notificação de sua leitura não será enviada, e ninguém jamais saberá que você a viu.

 

 

Use um navegador de arquivos

Para ver os status do WhatsApp sem que a outra pessoa saiba, existe outra alternativa, que é usar um navegador de arquivos. Obviamente, é preciso lembrar que esse método funciona somente em smartphones Android e permite apenas ver os status que são fotos ou vídeos, e não aqueles que são apenas texto.

No nosso caso, vamos usar o ES File Explorer, que é um dos mais populares exploradores de arquivos. Mas existem vários outros que você pode utilizar que são de sua preferência. Vários fabricantes carregam o seu explorador próprio nas ROMs dos seus modelos.

Quando ES File Explorer estiver aberto, vá para a memória interna do telefone (que é onde o WhatsApp armazena suas imagens – incluindo os status – mesmo se você tiver um cartão de memória).

Encontre e abra a pasta do WhatsApp.

Como a pasta em que estamos interessados ​​está oculta, você precisa abrir o painel de opções do ES File Explorer (deslizando da borda esquerda para a direita) e ativar a opção “Mostrar arquivos ocultos”.

 

 

Depois de ativar os arquivos ocultos, uma pasta chamada .Statuses que não foi vista antes será exibida.

Dentro da pasta, você encontra as fotos e vídeos compartilhados por seus amigos nos status do WhatsApp. Você só precisa tocar em qualquer imagem para visualizar e o status do WhatsApp permanecerá marcado como invisível em seu próprio WhatsApp, e nem o seu nome aparecerá para a pessoa que criou a mensagem na lista de pessoas que o viram.

Portanto, se você ver os status por aqui, ninguém vai saber que você visualizou, mas tenha em mente que fotos e vídeos compartilhados em status por seus amigos serão exibidos sem qualquer ordem ou identificação, por isso você deve deduzir quem é quem para o seu contexto.


Compartilhe