Nada melhor do que aproveitar as férias de final de ano para descansar e relaxar. No entanto, muitos de nós não conseguem resistir à tentação de assistir a uma boa série, filme ou compartilhar as fotos da viagem em uma tela grande.
Como fazer isso quando estamos fora de casa e não temos acesso a uma rede Wi-Fi?
Pensando nesse dilema, oferecemos uma solução inteligente que envolve o uso de dispositivos como o Fire TV de Amazon ou o Chromecast de Google. Esses aparelhos normalmente requerem uma conexão Wi-Fi para funcionar, mas com o truque certo, você poderá usá-los em qualquer lugar sem precisar se preocupar com a falta de internet ou a segurança da rede.
Enganando o Fire TV e Chromecast com a Rede Compartilhada do seu smartphone
O segredo para assistir ao conteúdo do Fire TV ou Chromecast em suas férias sem Wi-Fi está no “thethering” de seu telefone, que permite transformá-lo em um roteador virtual. Assim, você pode fornecer internet para outros dispositivos através de uma conexão sem fio.
O primeiro passo é acessar as configurações de compartilhamento de internet em seu smartphone Android. Dentro do grupo de conexões, você encontrará a opção para criar uma rede de ponto de acesso.
Geralmente, essa rede é identificada pelo nome do telefone e uma senha aleatória. No entanto, o truque está em alterar essas informações para que correspondam ao nome e senha da rede Wi-Fi de sua casa.
Por exemplo, se sua rede Wi-Fi residencial se chama “LA_CONEXION_CHEZ_ALEX” e sua senha é “12345678901271Yuele#”, basta configurar a rede de ponto de acesso com esses mesmos parâmetros.
Isso fará com que o Fire TV ou Chromecast, ao detectar essa rede “familiar”, se conecte automaticamente ao seu celular como se estivesse em casa.
Aproveitando os superpoderes adquiridos
Uma vez que tenha configurado o ponto de acesso compartilhado, basta sair de casa e ativar a rede compartilhada em seu celular. Todos os dispositivos que estavam conectados à sua rede residencial serão automaticamente conectados ao smartphone.
É importante mencionar duas considerações cruciais para evitar surpresas indesejadas:
- Limite de dispositivos: Verifique as configurações do seu smartphone, pois muitos têm um limite de dispositivos que podem ser conectados ao ponto de acesso. Em geral, o máximo costuma ser de dez dispositivos.
- Uso de dados: Ao compartilhar sua conexão de internet, todos os dispositivos conectados passarão a usar sua tarifa de dados. Se você tiver um plano limitado, esteja atento ao consumo para evitar custos adicionais. Mesmo em planos ilimitados, é importante não abusar do uso, pois ainda há limitações.
Alternativa para o iPhone
Embora o método funcione perfeitamente em dispositivos Android, os usuários do iPhone não precisam se preocupar, pois também há uma solução para desfrutar dos seus dispositivos Fire TV e Chromecast fora de casa.
A única diferença é que no iPhone,você não pode alterar o nome da rede criada, ficando com o padrão “iPhone de [Seu Nome]”. No entanto, você ainda pode compartilhar a conexão e inserir manualmente a senha configurada em seu iPhone no dispositivo que deseja conectar.
Conectando-se a redes Wi-Fi de hotéis
Se você estiver hospedado em um hotel com acesso a redes Wi-Fi, pode ser tentador conectar seus dispositivos a essas redes. É recomendável ter cuidado, especialmente se você tem uma tarifa de dados ilimitada no smartphone (o que, em teoria, dispensaria cair em tentação).
Ao conectar-se a redes públicas, você pode estar exposto a possíveis problemas de segurança. Portanto, a menos que esteja absolutamente seguro da confiabilidade da rede, é melhor usar seu truque de ponto de acesso compartilhado que você acabou de aprender ao chegar no final deste artigo.