Compartilhe

Faz mais de um ano que o Instagram apresentou o recurso de vendas no seu aplicativo móvel para lojas e empresas. Agora, um novo recurso permite que o usuário realize compras diretamente na plataforma, dispensando o uso de navegadores de terceiros, dispensando a digitação de dados de pagamento em lojas fora do aplicativo.

A nova característica chegará a todos os smartphones de forma escalonada nas próximas semanas, e por enquanto só é compatível com 20 marcas (entre elas Nike, Uniqlo, Burberry, Uniqlo, Warby Parker, Outdoor Voices, entre outras). Outras lojas devem aderir ao formato, abraçando outros segmentos de mercado.

Sobre o funcionamento dos pagamentos, ele será muito similar ao da Amazon. Primeiro, você precisa cadastrar os seus dados pessoais na aba de Configurações para depois agregar uma forma de pagamento, que pode ser um cartão de crédito, uma conta do PayPal ou conta bancária.

 

 

Uma vez cadastrados os dados, o processo passa a ser o mesmo de outros aplicativos de compras online: escolher o produto e os detalhes do mesmo, confirmar e finalizar a compra. O Instagram age como intermediário, informando todos os dados da empresa em questão. O processo é realizado exclusivamente a partir das publicações da marca ou loja através da publicidade ou mediante o perfil da loja em questão, já que nesse momento a empresa não implementou um recurso de compras mais específico para as transações online. Não se descarta a possibilidade de se implementar um item especificamente voltado para as lojas.

Sobre a devolução do valor de compra se for necessário, não sabemos se o próprio Instagram é encarregado pela devolução do valor, já que ele atua como um intermediário entre a loja e o usuário. Vamos ter que esperar a chegada do recurso em larga escala nos aplicativos para conhecer todos os seus detalhes. Por enquanto, vamos ter que esperar pacientemente até que a funcionalidade esteja disponível por aqui.


Compartilhe