TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como utilizar textos ocultos no Word | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como utilizar textos ocultos no Word

Como utilizar textos ocultos no Word

Compartilhe

Ter alguns truques na manga na hora de usar o Microsoft Word pode fazer toda a diferença na sua produtividade com o editor de textos do pacote de escritório mais popular do mundo.

Melhorar a forma em como interagimos com um determinado programa faz com que o nosso desempenho com este software melhore consideravelmente. Sem falar que você sempre pode aprender coisas novas, facilitando assim a forma em como utilizamos um determinado programa.

Neste post, vamos mostrar alguns motivos pelos quais vale a pena investir algum tempo no aprendizado e uso do texto oculto no Microsoft Word em seus documentos.

 

 

 

O que é o texto oculto no Microsoft Word?

Começando pelo básico, ou seja, explicando para os mais leigos o que é o tal texto oculto no Microsoft Word.

O recurso é, literalmente, o seu nome: é todo texto que, na hora de ler, imprimir ou enviar, permanece completamente oculto para outros olhos que não são aqueles que criaram originalmente aquele conteúdo.

Antes que você comece a pensar que essa funcionalidade não serve para nada, eu faço questão de dedicar alguns minutos da minha vida para tentar mudar esse pensamento errado que foi desenvolvido por sua mente errante.

O texto oculto cumpre uma função muito básica e essencial nos documentos do Microsoft Word. Na hora em que os documentos são impressos, este tipo de texto pode ser utilizado para realizar cópias dos conteúdos para diferentes grupos de leitores, sem a necessidade de criar arquivos específicos para os diferentes grupos.

Só com essa funcionalidade, você aumenta a praticidade e a produtividade nesses cenários de compartilhamento de forma considerável.

Um único documento basta para criar diferentes cópias de um mesmo texto. Tudo o que você precisa fazer é ir marcando como texto oculto as palavras, frases, parágrafos ou elementos que você quer que desapareçam na hora de imprimir aquele documento para um usuário ou grupo específico de usuários.

Dá para imaginar que este recurso é um dos mais interessantes para (por exemplo) professores e professoras que precisam fazer diferentes tipos de provas para diferentes turmas. Basta escrever a prova com todas as perguntas alternativas em um único documento e, depois, selecionar as questões que deseja para aquela turma específica.

No final, o profissional de educação pode ter, literalmente, uma prova personalizada para cada turma, e com o menor esforço possível.

Sem falar que o texto oculto pode ser muito útil para o uso mais básico e simples possível: ocultar informações importantes em um documento, ou dados que não podem ser visualizados por outras pessoas que vão ter acesso a esse texto.

 

 

 

Como utilizar o texto oculto no Microsoft Word

Levando tudo o que eu acabei de escrever em consideração, vamos então mostrar como utilizar o texto oculto nos documentos do Microsoft Word.

A forma em que se utiliza esse recurso é através das configurações da fonte que o documento utiliza. Faça o seguinte:

  1. Crie um novo documento no Microsoft Word
  2. No item de Fontes, clique na flecha lateral deslizável do lado direito
  3. Na lista que apareceu em Fontes, marque a casa que indica o Oculto

A partir de agora, todo o texto que você vai escrever naquele documento do Word ficará oculto para qualquer pessoa que não é o criador daquele texto.

Simples assim.


Compartilhe