TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como utilizar o sistema de tradução automática de legendas no YouTube | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como utilizar o sistema de tradução automática de legendas no YouTube

Como utilizar o sistema de tradução automática de legendas no YouTube

Compartilhe

O catálogo do YouTube é gigantesco, e não se limita aos “podcasts” de três horas em forma de lives ou dos vídeos do Felipe Neto. E esse acervo pode ficar ainda maior para aqueles usuários que dominam mais de um idioma.

O problema é que, para muita gente, a barreira idiomática é um impeditivo para que esse acervo no YouTube se torne mais amplo. Mas não precisa ser assim, já que a própria plataforma oferece uma valiosa ferramenta para facilitar a vida de quem não é bilíngue: o sistema de legendas automáticas.

Neste artigo, vamos mostrar como funciona a inteligência artificial que exibe as legendas automáticas no YouTube, e como você pode se beneficiar desse recurso.

 

Como funciona a tradução automática de legendas no YouTube

Como padrão, o YouTube conta com o sistema de legendas automáticas no idioma original do vídeo. Aqui, a plataforma usa algoritmos de aprendizagem e, por conta disso, os resultados podem variar de um vídeo para outro e, em alguns casos, pode não corresponder exatamente com aquilo que o criador de conteúdo está falando naquele momento.

Essa variação de resultados pode acontecer também em função de questões implícitas às características de cada idioma, como a pronúncias das palavras em diferentes países e regiões, o sotaque do produtor de conteúdo, os dialetos de cada região e até mesmo os ruídos de fundo que são identificados no áudio do vídeo em exibição.

Além das legendas automáticas, o YouTube também oferece a possibilidade de tradução literal dessas legendas para outro idioma. Dessa forma, é possível compreender o que produtores de conteúdo em outros idiomas estão falando, já que o sistema faz a transcrição automática e em tempo real de tudo o que é dito naquele vídeo.

Esse recurso abre a possibilidade para qualquer pessoa assistir praticamente a qualquer tipo de vídeo sem limitações. Tudo bem, a tradução não será perfeita. Mas pelo menos você consegue captar a ideia central de tudo o que é dito no vídeo.

 

Como usar o sistema de tradução automática no YouTube

Para usar as legendas traduzidas no YouTube, primeiro é necessário abrir um vídeo em outro idioma. Por exemplo, em inglês.

Agora, faça o seguinte:

  1. Na barra de reprodução, você deve clicar em uma caixa branca com linhas pretas para ativar esta funcionalidade.
  2. Clique no ícone de engrenagem.
  3. Role para baixo até Legendas
  4. Toque em Traduzir automaticamente.
  5. Na lista de idiomas que aparecem, clique no seu idioma para realizar a tradução.

Feito isso, as legendas do vídeo serão exibidas com o estilo que você selecionou antes e com tudo traduzido para o português e, dessa forma, você consegue entender todo o conteúdo do vídeo sem maiores problemas.

De novo, algumas limitações serão encontradas neste modo de tradução automática. Por exemplo, no caso das piadas internas ou típicas de uma região ou país, você vai ficar sem entender, pois o sistema de inteligência artificial do YouTube não consegue interpretar contextos ou compreender o duplo sentido.

De qualquer forma, ainda é muito melhor do que ficar assistindo o vídeo como se fosse uma criança de cinco anos que ainda não foi alfabetizada: apenas olhando para as imagens e sem compreender tudo o que é dito. Com esse modo, você vai entender a maior parte do conteúdo, e é isso o que procuramos quando utilizamos esse sistema.


Compartilhe