Compartilhe

Todos nós vamos ter que usar uma máscara durante boa parte do dia para se proteger, e muitos estão em dúvida sobre o que fazer para utilizar o desbloqueio facial ao usar esse item. Pois bem, nesse post, vamos ensinar alguns truques para configurar o seu smartphone Android ou iOS para usar esse recurso.

Leve em consideração que o problema da máscara ocorre com outros dados biométricos, assim como com as digitais quando usamos luvas. E nem sempre queremos usar uma senha para desbloquear o dispositivo.

Por isso, vamos mostrar como desbloquear o smartphone enquanto estamos usando uma máscara. Lembrando que o uso correto da mesma é protegendo o nariz e a boca, mas não os olhos. E vamos partir desse princípio para fazer o truque dar certo.

 

 

 

Como desbloquear um smartphone Android usando a máscara

 

Aqui, basta modificar as configurações, algo que pode ser feito em poucos minutos. Porém, é importante deixar claro que esse truque só funciona em smartphones Android mais básicos, e pode ser que algumas capas de personalização de alguns fabricantes não suportam essa funcionalidade.

Para a configuração do desbloqueio facial com a máscara, entre em Ajustes > Segurança > Desbloqueio facial. Nessa nova configuração, apague os dados faciais atuais e crie novos. O truque aqui é fazer isso com a máscara colocada no rosto durante 30% ou 40% do processo e, depois, remover a máscara para identificar o restante do rosto normalmente.

Uma vez que foram registrados os novos dados biométricos, você vai conseguir desbloquear o seu smartphone Android usando a máscara.

 

 

 

Como desbloquear um iPhone usando a máscara

 

No caso do iOS, existe uma variação interessante. Você não precisa apagar o perfil de identificação biométrica que você já tem, mas pode adicionar um perfil diferente, e o mesmo iPhone é capaz de utilizá-lo.

Para criar o novo perfil, é preciso entrar no item de configurações alternativas. Esta aba está na opção Face ID, dentro de Ajustes. Na hora de criar o novo perfil, faça isso com meia máscara colocada ou dobrada sobre o rosto. Você também pode usar uma superfície que oculte a mesma parte onde normalmente o faz com a máscara.

Se você criar o novo perfil desse modo, pode observar que o smartphone será desbloqueado sem maiores problemas, mesmo utilizando a máscara.

 

 

 

Sempre use a máscara, por favor!

 

Esse post deixa claro que você não precisa se expor ou retirar a máscara para utilizar o smartphone com o sistema de desbloqueio facial. Os sistemas operacionais são atualizados constantemente para se adaptarem à situação e configurar o seu dispositivo para o novo cenário é bem simples, e pode ser feito em poucos minutos.

Tudo isso é feito para que você fique mais seguro nesse momento tão conturbado. Por isso, aproveito para reforçar a necessidade de uso da máscara. Ela é fundamental para a proteção prioritária do próximo que, por sua vez, vai proteger você ao utilizar o item.

Além é claro de todas as recomendações que já abordamos em outras oportunidades: lave as mãos constantemente, higienize os seus dispositivos eletrônicos, mantenha as regras de distanciamento social e, por favor… fique em casa!


Compartilhe