segurança nas redes sociais - Como utilizar as redes sociais de forma segura

Ficar fora das redes sociais hoje é, literalmente ficar fora do mundo. Porém, infelizmente, elas são inseguras. Existem formas de hackear a segurança das plataformas, e ninguém está a salvo disso.

Logo, vale a pena recordar alguns princípios básicos para a saúde da sua vida social digital, evitando assim discos desnecessários.

Como manter as suas redes sociais mais seguras

Sempre utilize a configuração de privacidade para cada rede social que você usa, apenas para manter as suas informações mais seguras. Elimine do seu perfil o vínculo com alguns aplicativos que não mais te interessam, ou que você não sabe como foram parar lá.

Evite comentar nas redes sociais quando você está saindo de férias ou publicar dados pessoas, como o seu telefone ou o endereço de sua casa. Nunca se sabe quem é que pode acessar o seu perfil.

Cuidado com os perfis falsos. Pessoas interessadas em acessar dados alheios com fins financeiros, que querem abusar de menores, promover os discursos de ódio e preconceito ou para quem quer fazer bullying normalmente apelam para a criação de uma conta falsa nas redes sociais.

Não aceite todas as solicitações de amizade. Aceite apenas convites de pessoas que você conhece, ou que são familiares. Facebook não é um concurso de popularidade. Entenda isso.

Por fim, utilize senhas seguras, e não use a mesma senha para todas as redes sociais.

O que procuram os hackers?

Buscam o que você tem de mais valioso. Dados que podem ser vendidos em um mercado paralelo, senhas de contas e dados financeiros. Basicamente.

A violação da privacidade das pessoas é algo cada vez mais frequente, e por isso precisamos manter as nossas redes sociais seguras. Assim, você evita danos à sua reputação digital.

Outro motivo está na propagação de vírus e malwares, apenas para danificar uma comunidade virtual com os interesses comerciais.

Por fim, evite iniciar uma sessão do Facebook em aplicativos e sites de internet, pois eles contam com acesso imediato ao seu perfil, endereço de e-mail e dados pessoais.

Não é para você viver em uma caverna ou paranoico, ou com medo. É se manter alerta e utilizar as ferramentas disponíveis para acessar com maior segurança as redes sociais.