A Microsoft facilitou muito a vida da grande maioria dos usuários na hora de ativar o Windows nos computadores modernos. Hoje, não é mais necessário ter em mãos uma chave de licença para esse processo, já que tudo é feito de forma online e remota.
Os servidores da Microsoft já sabem que aquele computador que você comprou com o Windows pré-instalado conta com uma licença válida, e faz a ativação do sistema operacional a cada instalação ou reinstalação de software.
Porém, em alguns cenários bem específicos, somos obrigados a utilizar as tais chaves de licença. E quando não contamos com essa tal chave? O que devemos fazer?
Simples: é só utilizar uma chave de licença genérica do Windows.
O que são as chaves de licença genéricas do Windows?
Se você precisou instalar o Windows do zero no seu computador e em algum momento o processo de instalação pede a tal chave de licença que você não tem naquele momento, não tem problema: basta clicar em “Não tenho a chave de produto” e você vai avançar no processo, sem maiores problemas.
Isso é possível principalmente quando o seu computador já veio com o Windows instalado de fábrica, pois a Microsoft pode identificar a licença atrelada ao hardware e fazer a ativação do produto de forma remota.
Porém, em alguns cenários bem específicos, não dá para avançar na instalação do sistema operacional sem utilizar a tal chave de licença. E são nesses casos que você precisa contar com uma chave genérica de produto, fornecida pela própria Microsoft.
São dois tipos de chaves genéricas do Windows fornecidas pela gigante de Redmond:
- RTM (Release to Manufacturer): essas chaves são destinadas para as versões finais do Windows fornecidas para os revendedores ou parceiros comerciais, principalmente os fabricantes de computadores.
- KMS (Key Management Services): essas chaves também são conhecidas pela sigla GVLK (Generic Volume License Keys), que são as chaves genéricas de produtos válidas.
A Microsoft mantém uma página oficial com todas as chaves do tipo KMS válidas no momento, porém muitas edições do sistema operacional estão ausentes nessa lista oficial.
O principal objetivo deste artigo é cobrir essa lacuna deixada pela Microsoft, oferecendo uma lista mais completa dessas chaves compatíveis, para que um leque maior de usuários possa avançar com o processo de instalação do Windows em seus equipamentos, principalmente nos computadores mais antigos.
As principais chaves genéricas RTM do Windows 10 e Windows 11
- Windows 10 Home: YTMG3-N6DKC-DKB77-7M9GH-8HVX7
- Windows 10 Home N: 4CPRK-NM3K3-X6XXQ-RXX86-WXCHW
- Windows 10 Home Single Language: BT79Q-G7N6G-PGBYW-4YWX6-6F4BT
- Windows 10 Pro: VK7JG-NPHTM-C97JM-9MPGT-3V66T
- Windows 10 Pro N: 2B87N-8KFHP-DKV6R-Y2C8J-PKCKT
- Windows 10 Education: YNMGQ-8RYV3-4PGQ3-C8XTP-7CFBY
- Windows 10 Education N: 84NGF-MHBT6-FXBX8-QWJK7-DRR8H
- Windows 10 Pro Education: 8PTT6-RNW4C-6V7J2-C2D3X-MHBPB
- Windows 10 Pro Education N: GJTYN-HDMQY-FRR76-HVGC7-QPF8P
- Windows 10 Enterprise: XGVPP-NMH47-7TTHJ-W3FW7-8HV2C
- Windows 10 Enterprise N: WGGHN-J84D6-QYCPR-T7PJ7-X766F
- Windows 11 Home: TX9XD-98N7V-6WMQ6-BX7FG-H8Q99
- Windows 11 Home N: 3KHY7-WNT83-DGQKR-F7HPR-844BM
- Windows 11 Home Single Language: 7HNRX-D7KGG-3K4RQ-4WPJ4-YTDFH
- Windows 11 Home “Country Specific”: PVMJN-6DFY6-9CCP6-7BKTT-D3WVR
- Windows 11 Pro: W269N-WFGWX-YVC9B-4J6C9-T83GX
- Windows 11 Pro N: MH37W-N47XK-V7XM9-C7227-GCQG9
- Windows 11 Education: NW6C2-QMPVW-D7KKK-3GKT6-VCFB2
- Windows 11 Education N: 2WH4N-8QGBV-H22JP-CT43Q-MDWWJ
- Windows 11 Pro Education: 6TP4R-GNPTD-KYYHQ-7B7DP-J447Y
- Windows 11 Pro Education N: YVWGF-BXNMC-HTQYQ-CPQ99-66QFC
- Windows 11 Enterprise: NPPR9-FWDCX-D2C8J-H872K-2YT43
- Windows 11 Enterprise N: DPH2V-TTNVB-4X9Q3-TJR4H-KHJW4
Onde estão as outras chaves genéricas do Windows?
Se você precisa de outras chaves de licença para outras versões do Windows, existem duas alternativas.
A primeira é acessar essa lista pública disponível no GitHub, que inclui inclusive versões mais obscuras do Windows que são válidas em mercados específicos.
A segunda alternativa é procurar pelas licenças KMS no site oficial da Microsoft, que inclui chaves para versões antigas do Windows 7 e Windows Vista, além das versões Business, Entreprise e Server.
Eu consigo ativar o Windows com as chaves genéricas?
Então… aqui está o grande detalhe que precisa ficar bem claro antes de concluir esse conteúdo.
NÃO DÁ PARA ATIVAR O WINDOWS COM UMA CHAVE GENÉRICA DE PRODUTO!
Se isso fosse possível, a Microsoft teria prejuízos bilionários, pois a imensa maioria dos usuários nunca mais pagaria pelas licenças do sistema operacional. Bom, quero dizer, hoje não paga mais “em teoria”, já que os valores de licença estão integrados no preço final dos computadores adquiridos no mercado.
Em nenhum momento eu disse que as chaves genéricas do Windows servem para ATIVAR o sistema operacional no computador. Essa solução existe para que você possa AVANÇAR NO PROCESSO DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL no equipamento. Só isso.
Para ativar o Windows no computador, ainda se faz necessário o uso de uma chave de licença válida e obtida de forma legal. Tentar falsificar o software ou forçar a ativação por métodos alternativos é considerado pirataria por parte da Microsoft.
Por outro lado, usar uma cópia do Windows sem ativar o software na Microsoft não é exatamente o fim do mundo. O sistema operacional vai entrar em modo de demonstração, onde essencialmente estão bloqueadas as opções de personalização, deixando uma marca d’água na área de trabalho.
Outra maneira inteligente para ter uma licença válida do Windows é aderir ao programa Windows Insider. Dessa forma, você usa o sistema operacional por completo, mas precisa lidar com alguns eventuais problemas e anormalidades de software. Se você pode conviver com isso, o Insider é uma ótima solução.