Compartilhe

O Instagram está se renovando o tempo todo e, dessa forma, oferece novas funcionalidades para os seus usuários. Se renovar é algo importante, pois é dessa forma que a plataforma consegue manter o fluxo de publicações e interações. Mas em alguns casos, no lugar de inovar, é mais fácil “adaptar” (para não dizer copiar, pois esse é um nome feio) algo que foi criado por outra rede social.

Da mesma forma que já aconteceu com o Facebook Messenger, o Instagram agora recebe o recurso onde o usuário pode criar algo que é chamado lá fora de “chat efêmero”. Já eu prefiro chamar de “chat com modo de autodestruição”, uma vez que as mensagens compartilhadas são eliminadas automaticamente tão logo a conversa com a outra pessoa é encerrada.

 

 

 

Como funciona o chat efêmero no Instagram?

 

O usuário que deseja utilizar o recurso de chat autodestrutivo no Instagram precisa apenas entrar em uma conversa, deslizar o seu dedo para cima e, dentro do chat, vai aparecer o fundo de tela na cor escura. Nesse momento, o aplicativo informa que será ativado o “Modo Efêmero”, e que as mensagens lidas serão eliminadas automaticamente quando você fechar aquela janela com a conversa ativa.

 

https://twitter.com/wongmjane/status/1240754810732724224?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1240754810732724224%7Ctwgr%5Eshare_3&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.tecmundo.com.br%2Fredes-sociais%2F151242-instagram-comeca-testar-mensagens-autodestrutivas.htm

 

O novo recurso do Instagram é claramente copiado (tá bom, vou mudar a expressão: “altamente inspirado”) nos chats secretos do Telegram, onde as mensagens compartilhadas na conversa se autodestroem tão logo a janela de chat é fechada. A única diferença é que, na rede social de fotos, é um dos usuários quem decide participar ou não desse tipo de conversa secreta.

 

 

 

Por que vale a pena usar esse modo de conversa?

 

O principal motivo para utilizar o Modo Efêmero no Instagram não pode ser outro que não seja uma maior privacidade e segurança para o usuário que pretende lidar com determinados assuntos durante as conversas na plataforma.

Mais e mais usuários estão desconfiando da confiabilidade das redes sociais e temem pelas consequências que podem ter se algumas mensagens mal interpretadas vazam das plataformas. Sem falar nas fotos íntimas e informações sensíveis que as pessoas compartilham todos os dias por essas plataformas.

Pensando em oferecer uma imagem mais confiável, o Facebook habilitou no Facebook Messenger o mesmo recurso, e agora ele chega ao Instagram. Não será surpresa se essa funcionalidade desembarcar no WhatsApp em um futuro a médio prazo. Ao meu ver, isso é uma questão de tempo.


Compartilhe