Como usar o Windows 95 em PCs modernos

Compartilhe

Seja pela nostalgia, seja pela curiosidade, muitos usuários estão utilizando softwares do passado em equipamentos modernos.

O Windows 95 é um dos sistemas operacionais mais bem sucedidos da história da Microsoft. Marcou um antes e um depois na história da gigante de Redmond, e é natural que ele desperte um maior interesse dos usuários em 2021.

A boa notícia é que qualquer computador moderno pode rodar o Windows 95 com alguns truques e ajustes, mesmo que o sistema operacional não seja compatível com o hardware do presente.

Nesse post, vamos mostrar como você pode instalar, executar e usar o Windows 95 em seu computador de 2021 ainda hoje.

 

 

 

Como usar o Windows 95 em PCs modernos

 

 

Essa peça histórica da tecnologia pode funcionar em um Apple Watch e em um console Xbox. Obviamente, também é funcional em smartphones e tablets Android, e até mesmo nos PCs mais modernos, em um navegador web.

Tem um aplicativo que permite reviver a experiência do Windows 95 nos computadores atuais com Windows, Linux e macOS. Esse app foi atualizado para rodar jogos clássicos, e foi recebendo novas versões com o passar do tempo.

O aplicativo usa como base o Electron, um framework de código aberto que permite o desenvolvimento de apps gráficos para desktops, utilizando componentes cliente-servidor para apps web, utilizando o Chromium como interface. Apps modernos como Slack, Skype, WhatsApp e Twitch usam essa ferramenta.

O Electron foi desenvolvido em JavaScript, o que faz com que o desempenho não seja tão bom quanto aquele obtido por uma instalação nativa. Mas é o suficiente para testar o Windows 95 como se ele estivesse instalado em uma máquina virtual.

 

 

Basta fazer o download e a instalação da versão 2.3.0 do aplicativo que faz a mágica de volta no tempo:

 

 

Em média, o download da versão conta com aproximadamente 300 MB. Você também pode instalar os seus próprios softwares com o espaço livre da imagem do disco virtual.

Vale lembrar que o código fonte deste Windows 95 para PC está disponível, o que permite explorar de forma ainda mais profunda essa experiência de viagem no tempo da informática.


Compartilhe