A saturação de rede móvel é um fenômeno comum em eventos de grande público, como festivais, celebrações populares e cidades lotadas com turistas.
É um problema relativamente normal, levando em consideração que (quase) todo mundo tem um smartphone hoje e utiliza de forma intensa as redes móveis das operadoras de telefonia.
Durante esses momentos, a demanda por serviços de dados supera a capacidade da infraestrutura, resultando em dificuldades para enviar mensagens ou acessar a internet.
Neste artigo, vou compartilhar algumas dicas que podem ser úteis para quem está passando as férias em locais onde as redes móveis estão mais disputadas do que o normal.
Muitos usuários vs estrutura de rede
A infraestrutura de rede é composta por torres de telefonia móvel celular e equipamentos que gerenciam a transmissão de dados.
As operadoras dimensionam suas redes com base em previsões de uso, mas em eventos de alta concentração de pessoas ou festivais de música, essa capacidade pode ser insuficiente, levando à saturação.
Algo que beira ao óbvio, mas que nem sempre as operadoras se atentam para os efeitos colaterais práticos. E é o usuário que sofre com isso.
Em áreas com alta densidade populacional, a demanda por serviços de dados aumenta de forma considerável, e a qualidade de internet cai drasticamente.
As operadoras tentam mitigar esses picos de uso com reforços temporários de sinal, mas a grande maioria dos casos isso não é suficiente para atender a todos os usuários simultaneamente.
Cabe às operadoras implementar estratégias para reforçar suas redes durante grandes eventos ou em cidades que recebem muitos turistas durante as férias de verão.
Isso inclui a instalação de torres temporárias e a otimização do uso do espectro radioelétrico, entre outras medidas preventivas.
Mas para executar tais medidas, é necessária uma certa dose de coragem para realizar os investimentos necessários.
E, apesar das caras mensalidades cobradas dos usuários, algumas operadoras entendem que não vale a pena investir para entregar uma experiência de uso de melhor qualidade para os seus clientes.
Quais são as suas alternativas?
Se você quer manter a sua conexão funcionando naquela praia cheia de pessoas ou no show dentro do estádio, algumas dicas podem ajudar.
Quando a rede LTE (4G) está saturada, uma solução é mudar para redes menos congestionadas para se obter o mínimo de conectividade para ao menos usar os aplicativos de mensagens.
É possível tentara conexão com as redes 3G, dependendo da disponibilidade e compatibilidade do dispositivo. Ao menos você não fica incomunicável no WhatsApp ao usar esse padrão de rede.
Essa simples mudança pode entregar uma viabilidade de rede para as tarefas que exigem uma menor quantidade de dados móveis par ao funcionamento.
Também vale a pena tentar desligar e ligar novamente o smartphone, ou evitar o uso de aplicativos que notoriamente consomem mais dados, como as plataformas de streaming de vídeo e jogos AAA.